Título: Beijos selam trégua de Cristina e Francisco
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/03/2013, Internacional, p. A13

Risos e beijinhos no rosto marcaram o encontro ontem do papa Francisco e da presidente argentina, Cristina Kirchner. O papa, o ex-cardeal de Buenos Aires Jorge Bergoglio, irá à Argentina ainda neste ano, aceitando um convite formalizado por Cristina durante a audiência de 40 minutos, que foi finalizada com um almoço.

Cristina foi o primeiro chefe de Estado que Francisco recebeu após sua eleição. Hoje, Francisco terá sua entronização, marcando o início oficial de seu papado.

O Brasil deve ser o primeiro país a ser visitado pelo papa, que abrirá um encontro mundial da juventude, no Rio de Janeiro, em julho. Segundo Cristina, o papa talvez aproveite a ocasião para incluir Buenos Aires no roteiro.

A amabilidade do encontro entre Cristina e o papa atenuou o afastamento que marca os dois desde o início do governo do marido e antecessor da atual presidente argentina, Néstor Kirchner, e cujas sequelas puderam ser vistas na manchete do jornal "Cronista" desta segunda-feira.

O diário, especializado em economia, mas de propriedade de um opositor, o deputado e empresário Francisco de Narváez, publicou que o governo argentino fez circular entre os cardeais que participaram do conclave um dossiê em espanhol com as denúncias veiculadas pelo jornal "Página 12", sobre a suposta atitude colaboracionista que Bergoglio teria tido no regime militar, quando foram presos dois padres sob sua jurisdição na Ordem Jesuíta, em 1976.

De acordo com o diário, teriam participado da operação um diplomata, um parlamentar e um cardeal. Os nomes não foram revelados. Já no conclave que escolheu o antecessor de Francisco, o papa emérito Bento XVI, houve rumores de que teriam circulado dossiês contra Bergoglio, o segundo cardeal mais votado na ocasião.