Título: Oito partidos contemplados
Autor: Medeiros,Luísa
Fonte: Correio Braziliense, 22/12/2010, Cidades, p. 23

Com o anúncio de 17 nomes ontem, já somam 26 os secretários da gestão Agnelo. Titulares de outras pastas devem ser divulgados hoje

A composição do secretariado do governo de Agnelo Queiroz (PT) está praticamente concluída. Depois de frustar a expectativa de quem esperava conhecer, na última segunda-feira, todos os integrantes do primeiro escalão, o futuro chefe do Executivo local oficializou, em nota enviada ontem pela assessoria de imprensa, 17 nomes que estarão à frente de secretarias existentes e em outras que serão criadas assim que o petista tomar posse, em 1º de janeiro. Somados aos indicados ao longo da última semana, já são 26 secretários ¿ seis a mais do que os trabalham na atual estrutura do GDF, formada por 20 pastas. Está prevista para hoje a divulgação de outras quatro ou cinco titulares das vagas mais cobiçadas, e ainda, alguns administradores regionais.

Aliados políticos que ajudaram Agnelo a vencer nas urnas conquistaram lugares estratégicos na próxima gestão. Na linha de frente do futuro governo, já estão contemplados oito partidos diferentes, incluindo o PT, que travou embates internos para acomodar as diversas tendências e preferências dos correligionários. Depois de intensas negociações com o novo governador e seus assessores, PMDB, PDT, PPS, PSB, PCdoB, PV e PSL conseguiram marcar presença no alto escalão. Agnelo disse ontem que as escolhas para a formação do secretariado levaram em conta o ¿perfil técnico forte, mas com visão política dos indicados¿.

O petista afirmou ao Correio que as legendas que não se sentirem agraciadas num primeiro momento poderão ser contempladas depois. O governador eleito insiste em dizer nos bastidores que não entregará as secretarias de ¿porteira fechada¿. ¿Meu governo terá representantes de todas as legendas que me apoiaram na campanha. Sempre disse que não governaria sozinho e não haverá dificuldade de composição.¿ Sobre o aparente inchaço da máquina pública ¿ que pulou de 20 secretarias para 26 e hoje poderá chegar a 30 ¿, o novo chefe do Executivo garantiu que reduzirá a estrutura do GDF. ¿As secretarias terão estruturas enxutas. Faremos um remanejamento dos cargos e tomaremos medidas drásticas de enxugamento da máquina a partir de 1º de janeiro. As novas pastas são parte dos compromissos assumidos na campanha¿, disse. Por enquanto, as novidades são as secretarias da Mulher, da Juventude, da Criança, de Micro e Pequena Empresa, da Administração e de Assuntos Estratégicos.

Apoio A coligação Um novo caminho, responsável pela eleição do ex-ministro do Esporte ao governo local, continha 11 partidos. Quando as pesquisas de intenção de voto mostraram vantagem para apenas dois candidatos, Agnelo e o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), representado pela mulher, Weslian Roriz (PSC), dois ex-concorrentes na corrida eleitoral declararam apoio ao petista: os presidentes do PV, Eduardo Brandão, e do PSL, Newton Lins. A mudança de discurso valeu a pena. Eles serão secretários de Meio Ambiente e de Assuntos Estratégicos, respectivamente.

A nova pasta será uma espécie de readaptação da Secretaria de Relações Institucionais, que no governo Arruda ficou aos cuidados de Durval Barbosa, pivô da Operação Caixa de Pandora. O PMDB do vice de Agnelo, Tadeu Filippelli, levou a cota que queria: a área de infraestrutura. José Walter Vazquez, ex-chefe de gabinete de Filippelli, estará na Secretaria de Transporte. Braço-direito de Filippelli, Luiz Carlos Pitiman ¿ ex-presidente da Novacap ¿ ocupará a Secretaria de Obras.

O PDT perdeu a indicação da Secretaria de Educação para o PT, mas conseguiu a Secretaria de Trabalho. O publicitário Glauco Rojas, atual chefe de gabinete da liderança do partido na Câmara dos Deputados, foi o escolhido. O distrital reeleito Alírio Neto (PPS) será o novo secretário de Justiça, posto que já ocupou no gestão Arruda. A indicação aliviou a pressão vivida pelo deputado Cabo Patrício (PT), cuja pretensão é ser presidente da Câmara Legislativa. Sem Alírio na disputa, aumentam a chances de ele captar mais votos entre os colegas parlamentares.

Devem ser anunciados hoje os chefes das pastas de Esporte, de Planejamento, de Transparência e de Publicidade ¿ as duas últimas criadas para a nova gestão. Um dos cotados para comandar as contas publicitárias é Abimael Nunes.