Título: Estilo de vida de líder do Rappa vira grife de roupas
Autor: Vilella, Janaina
Fonte: Valor Econômico, 18/01/2007, Empresas, p. B4

Com um guarda-roupa que ocupa um apartamento inteiro, no Itanhangá, na zona oeste do Rio, não é de se estranhar o interesse pela moda do vocalista da banda Rappa, Marcelo Falcão. Nos últimos dez anos, o músico reuniu em seu acervo, como ele mesmo gosta de dizer, mil bermudas, dois mil blusões, mil calças, entre outras peças, compradas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Desde pequeno foi incentivado pela mãe e pela tia - costureiras - a usar a moda com criatividade e passou a "recriar" as roupas que comprava. De tanto ouvir perguntas de amigos e fãs sobre a origem das peças, resolveu diversificar os negócios. Seguiu os passos do rapper Marcelo D2, criou a grife Jonny Size, lançada nesta semana no Fashion Business, feira de negócios que acontece paralelamente ao Fashion Rio - que segue até sexta-feira, na Maria da Glória. Em 2005, D2 lançou a grife Manifesto 33 1/3, voltada para os apreciadores do hip hop.

Inicialmente, os estilistas desenhavam roupas exclusivamente para Falcão vestir nos shows e nas ruas. Só depois que as peças começaram a chamar a atenção, o vocalista resolveu lançar a marca. Falcão investiu cerca de R$ 400 mil na criação da grife. Em princípio, as coleções serão vendidas em showrooms e lojas multimarcas. Para desenvolver a primeira coleção, o cantor contratou os estilistas Marcelo Meirelles, Gustavo Machado e Leandro Nader, da LMK8.

Com inspiração na arte das ruas e no estilo do cantor, a programação visual da grife fica por conta de uma equipe de grafiteiros, os Little Brothers, que viajam pelo mundo grafitando com a ajuda financeira de Falcão e, em contrapartida, oferecem para a grife peças exclusivas.

O carimbo de Falcão está explícito em todas as coleções, que contam com as tradicionais bermudas longas e ajustadas ao corpo, camisas compridas de botão e calças xadrez. "Criei a grife Jonny Size pensando em algo que falasse de tamanhos e possibilidades", diz o músico. "Mostrei aos estilistas que não queria agradar apenas ao público do Rappa e eles entenderam isso. Inicialmente teremos a linha Big Jonny "oversize", voltada para os fãs da banda, com peças grandes e largas, e uma tradicional para o público em geral", afirma Falcão.

O vocalista tem planos de exportar as peças para Nova York a partir do próximo ano e já pensa em lançar, no verão do 2008, uma versão feminina da Jonny Size, a Mary Size. Os projetos contam com a administração constante e discreta do pai Ademir Custódio.

Engenheiro civil, Custódio transferiu para a Jonny Size toda a experiência que acumulou durante anos na iniciativa privada. Cabe a ele a missão de muitas vezes colocar um freio nos planos do filho, como aconteceu, por exemplo, com a idéia do lançamento de uma loja própria da marca.

"Espero ter um retorno do investimento em dois anos. Agora abrir loja é mais complicado. Quando você vende para uma multimarca você confecciona um número certo de peças. Quando você tem uma loja própria, confecciona várias peças e não tem certeza se vai vender. Queremos dar um passo de cada vez", afirmou Custódio.