Título: Para Mantega, é apenas uma "correção normal"
Autor: Galvão, Arnaldo
Fonte: Valor Econômico, 28/02/2007, Finanças, p. C3

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou os supostos impactos que a forte queda de 9% na bolsa de Xangai poderá impor ao Brasil. Ele preferiu ressaltar que a a economia brasileira está sólida e essa qualidade refletiu-se ontem na cotação do dólar. Apesar da turbulência internacional, a moeda americana fechou em R$ 2,12.

Com o ocorrido na bolsa de Xangai, o temor do mercado financeiro internacional é o de que o governo chinês adote medidas que possam desacelerar a economia daquele país.

"A expectativa dos analistas é a de uma crise passageira. Chamo de turbulência, nem é uma crise. É uma correção e é normal que esse mercado tenha correções. A valorização do mercado acionário chinês foi de 160% no ano passado. Não vejo um problema de longa duração. Poderá causar alguma oscilação durante alguns dias", comentou Guido Mantega.

Para o ministro da Fazenda, as oscilações são normais no mercado financeiro internacional e sempre há alguma ocorrência ou surpresa. Mas o importante, para Mantega, é que, mais uma vez, prevaleceu a solidez da economia brasileira.

Mantega ponderou que não foi apenas a Bovespa que caiu ontem, mas as bolsas no mundo todo. "Esses ativos oscilam, não são fixos. Os mercados de câmbio e acionário, às vezes, oscilam", conformou-se.

Sobre a reação de ontem das bolsas nos países emergentes, o ministro da Fazenda afirmou que também é preciso verificar o comportamento anterior desses mercados de capitais. Citou que a Bovespa foi a que mais subiu nos últimos tempos. "Isso também pesa. Se subiu, tem margem para descer", disse Guido Mantega.