Título: Citibank investe no Rio para conquistar clientes
Autor: Vieira, Catherine
Fonte: Valor Econômico, 28/02/2007, Finanças, p. C4

O Citibank quer conquistar o Rio. No ano passado, o banco americano investiu para ampliar de 11 para 18 a rede de agências e abrir 18 novas lojas da financeira Citifinancial - elevando o total no Rio para 22. "Mais do que dobramos nossa rede de distribuição no Rio nos últimos dezoito meses", conta Gilberto Caldart, vice-presidente responsável pela área de varejo no banco. Agora, o Citi conseguiu concretizar investimento de marketing no qual está de olho há algum tempo e transformou o antigo Claro Hall, uma das principais casas de espetáculo da cidade, em Citibank Hall, em parceria com o CIE, empresa de entretenimento proprietária do local, situado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Segundo Caldart, o objetivo do Citi é buscar força para crescer nos três segmentos em que atua, o banco, a financeira e a empresa de cartões, Credicard, que a partir de 2009 será exclusiva do banco americano. "O Rio é uma praça muito importante para nós em todos os segmentos, até porque já foi nossa matriz, temos relacionamentos muito antigos aqui", diz. As agências abertas em 2006 foram em Niterói (região metropolitana), Centro, Botafogo (zona sul), Barra da Tijuca e Recreio (zona oeste).

Em 2006 o banco aumentou sua rede no país de 60 para 110 agências e o número de correntistas cresceu de 220 mil para 300 mil. Já a financeira, Citifinancial, abriu 84 novas lojas e têm agora 134, com uma carteira de crédito de cerca de R$ 1 bilhão em diversos produtos, de acordo com o executivo.

Conforme Caldart, a ação com o Citibank Hall no Rio tem como objetivo posicionar a marca do Citi, associando-a ao entretenimento e ao lazer, além de usar a parceria para fazer marketing de relacionamento para cativar clientes. "Os clientes Citi e Credicard vão ter benefícios, como prioridade na compra de ingressos e de conseguir melhores assentos", conta Caldart.

O contrato para colocar a marca do banco como nome da casa de espetáculos é de cinco anos, renovável por mais cinco e inclui eventos fechados do banco e a participação do Citi no direcionamento da programação. O Citi já tinha parcerias com o grupo CIE no México e no Chile e já fez o mesmo com outras duas casas de show em São Paulo. A estréia no Rio, dia 3 de abril, terá show para convidados. O valor do contrato não foi divulgado. A verba anual para a divulgação é de R$ 15 milhões.