Título: "PT quer evitar constrangimentos a Lula", diz Berzoini sobre ministério
Autor: Jayme, Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 27/02/2007, Política, p. A9

A Executiva Nacional do PT definiu ontem os espaços pretendidos pelo partido no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentro da nova forma de o PT tratar deste assunto, os integrantes da cúpula partidária decidiram não anunciar publicamente os nomes e as pastas preferidas do partido no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para evitar "constrangimentos" a Lula, segundo disse o presidente do PT, Ricardo Berzoini.

A posição é distinta daquela adotada anteriormente pelo partido, sempre reivindicando espaços publicamente. O PT mudou de tática porque a pressão pública não estava funcionando. "Não foi um recuo, mas uma decisão política. Vamos entregar a lista apenas ao presidente Lula, para que ele tome a decisão. Assim não haverá qualquer tipo de constrangimento nem se ficará especulando com nomes e situações. A maneira mais correta é deixar o presidente Lula decidir", disse Berzoini. A lista a ser levada a Lula terá os nomes dos atuais ministros petistas e também da ex-prefeita Marta Suplicy e do deputado federal Walter Pinheiro (BA).

A legenda foi repreendida pelo presidente há alguns dias, quando Lula reclamou da forma como o PT impunha suas preferências, por intermédio da imprensa. Embora não tenham anunciado abertamente, os espaços pretendidos pelo PT já estão postos desde o dia 15, quando a mesma Executiva já havia delimitado suas reivindicações.

Berzoini respondeu de forma evasiva sobre a preocupação dos demais partidos aliados em relação à fome de espaços do PT. "É uma preocupação legítima, porém infundada", disse.

Apesar da afirmação do petista, o partido decidiu bater de frente com dois partidos da base. Marta Suplicy será indicada pelo PT para ocupar o Ministério das Cidades, hoje dirigido por Márcio Fortes (PP). Lula terá que encontrar outro lugar para a ex-prefeita ou convencer o PP de que a Agricultura tem tanta importância quanto Cidades.

Outro embate deverá ser travado com o PMDB. O PT quer voltar a ocupar a pasta da Saúde, pretendida pelos pemedebistas. Ontem, em reunião reservada, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, se encontrou com o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP). Reiterou a disposição de Lula em acomodar os neogovernistas do partido na Saúde e na Integração Nacional. O PT pretende furar essa preferência de Lula e reaver a pasta que já foi do petista Humberto Costa.

O deputado federal Walter Pinheiro (BA) será indicado pelo PT para o Desenvolvimento Agrário. Parlamentar mais votado do partido nas últimas eleições, o baiano tem mostrado descontentamento internamente. Fora descartado de forma truculenta pela Executiva do partido quando pretendia ser o candidato do partido à presidência da Câmara.

A sigla pretende manter todos os 15 ministérios hoje ocupados por ela na Esplanada. Dessas pastas o PT se considera "dono" de apenas sete: Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Educação, Trabalho, Previdência e Pesca. Os demais - como Fazenda, Casa Civil e Planejamento - são ocupados por indicações pessoais de Lula.

Além de manter o embate com partidos da base, o PT pretende manter também cargos de destaque ligados a ministérios de outros partidos, a exemplo do que acontece no Ministério das Minas e Energia: está na cota do PMDB, mas os presidentes da Petrobras e de Itaipu são do PT.