Título: No Ceará, Cid Gomes assume e suspende contratos, convênios e licitações até dia 30
Autor: Silva Junior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 02/01/2007, Caderno Especial Posse, p. A12

O novo governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PSB), tomou posse ontem de manhã prometendo estreitar as relações do Estado com o presidente Lula. No discurso, destacou que o objetivo do seu governo é inserir o Ceará nas grandes oportunidades que o Brasil "terá nos próximos anos".

Gomes antecipou a cerimônia para o período da manhã para poder ir para Brasília acompanhar a posse de Lula.

O primeiro ato de Cid Gomes como governador foi suspender até o dia 30 de janeiro todos os contratos, convênios e licitações do Estado. O objetivo é fazer uma auditoria nas contas estaduais.

Mas o que mais casou surpresa, segundo noticiou a imprensa cearense, foi a indicação de duas pessoas ligadas ao PSDB para as secretarias do Estado: Marcos Cals foi para a Secretaria de Justiça e Bismarck Maia para a de Turismo. Ambos são aliados do senador Tasso Jereissati (CE), presidente nacional do PSDB. Para evitar um maior constrangimento, Maia pediu o desligamento temporário do PSDB. A imprensa especula que Cals deve fazer o mesmo.

Gomes foi eleito no primeiro turno com o apoio de Lula. Ele declarou aos jornalistas que escolheu os dois tucanos pelas suas qualificações pessoais e não por questões políticas ou partidárias.

O novo governador do Ceará, que é irmão do deputado federal Ciro Gomes (PSB), começou o dia participando de um ato ecumênico. Em seguida, tomou posse na Assembléia Legislativa. Às 10 horas, recebeu a faixa das mãos do antigo governado do Estado, Lúcio Alcântara (PSDB). Durante o ato ecumênico, Gomes anunciou o nome dos dois secretários restantes.

Todas as três cerimônias foram acompanhadas por Ciro Gomes e sua mulher, a atriz Patrícia Pillar. A ex-mulher dele, a senadora Patrícia Saboya (PSB), também compareceu aos eventos.

Gomes prometeu governar para todos os cearenses e transferir a sede administrativa do Estado uma vez por mês para a região Sul e Centro-Sul. Ele foi prefeito de Sobral, no Norte do Estado. (Com Agência O Globo)