Título: FHC diz que Alagoas será vitrine do PSDB
Autor: D'Ambrosio, Daniela
Fonte: Valor Econômico, 02/01/2007, Caderno Especial Posse, p. A12

O governador de Alagoas empossado ontem, Teotonio Vilela Filho, do PSDB, teve ao seu lado a companhia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Vizinho de bancada de Vilela no senado por oito anos, FHC disse que a administração do governador servirá de vitrine para o PSDB.

O ex-presidente passou a virada do ano em Maceió na casa de praia à beira-mar de Fernanda Vilela - irmã do governador e já nomeada secretária da Fazenda do Estado. "A pobreza é grande aqui em Alagoas. A situação fiscal é desastrada. O momento é difícil, mas tem que acreditar. É preciso mobilizar", disse o ex-presidente à "Gazeta de Alagoas". Ressaltou, ainda, a importância da melhoria da gestão, citando São Paulo e Minas Gerais.

Sucessor de Luis Abílio e Ronaldo Lessa, do PDT, Teotonio Vilela Filho iniciou o discurso de posse citando o pai, o senador Teotônio Brandão Vilela, conhecido como o "Menestrel de Alagoas" por sua luta pela redemocratização do país no final do regime militar.

Disse que chega ao seu maior cargo depois de 20 anos de vida pública com a missão de promover o desenvolvimento, acabar com os crimes de mando e combater a seca. Hoje, Vilela viaja para Santana do Ipanema e se reúne com prefeitos do semi-árido.

O governador reduziu a estrutura de 46 para 17 secretarias. A equipe já foi fechada e é formada por quadros do PSDB e PMDB. Vilela disse que a situação do Estado é de "absoluta penúria financeira" e que precisará contar com a "sensibilidade do governo federal no tratamento da dívida".

Teotonio Vilela Filho foi eleito governador de Alagoas em primeiro turno - contou com o apoio do presidente do Senado Renan Calheiros. Derrotou o deputado João Lyra, do PTB, por uma diferença superior a 332 mil votos.

Senador da República em três mandatos, foi eleito pela primeira vez em 1986 e depois reeleito em 1994 e 2002. Entre 1996 e 1999 foi presidente nacional do PSDB. Representou a categoria dos usineiros e esteve à frente das negociações para reajustes de preço do álcool e da cana-de-açúcar.