Título: Obras não foram inventadas, diz Lula em resposta a críticas
Autor: Galvão, Arnaldo e Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 30/01/2007, Brasil, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu ontem às críticas de alguns governadores afirmando que as obras incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) "não foram inventadas" e são resultado de alguns meses de estudo profundo. Na sua visão, esse trabalho de levantamento das prioridades foi "extremamente sério e responsável".

"Não inventamos obras. As obras que estamos colocando como prioridade são demandas históricas deste país", disse no programa de rádio "Café com o Presidente", retomado ontem depois de ter sido suspenso durante a campanha eleitoral.

Na semana passada, alguns governadores reagiram com alguma irritação ao anúncio do PAC alegando que não foram consultados na escolha das obras em seus Estados. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), chegou a ironizar a importância de ampliar em 700 vagas o estacionamento do Aeroporto de Confins.

Ontem, Lula procurou resumir o PAC. Na sua interpretação, três coisas são importantes no programa. A primeira delas é a maior flexibilidade para investimentos, que passa pela desoneração. A segunda é representada pelas mudanças legislativas "para tentar destravar o país de coisas que, às vezes, demoram meses para acontecer". Por fim, disse que é importante eleger prioridades no investimento em infra-estrutura. (AG)