Título: É "Supercomplicado", dizem contadores
Autor: Zaparolli, Domingos
Fonte: Valor Econômico, 30/01/2007, Caderno Especial, p. F4

As regras do Supersimples ainda não foram absorvidas pelos escritórios de contabilidade e muito menos pelos principais interessados: os pequenos empresários que passaram a ser incluídos no novo regime tributário. Levantamento deste jornal junto a contadores paulistas apontou que a maioria ainda não domina os novos procedimentos, o que os levou a apelidar o sistema tributário de "Supercomplicado".

"O novo Simples é mesmo muito complicado. Existem regras diferentes para cada segmento da economia e, em alguns, casos, é preciso realizar quatro equações matemáticas para se chegar ao total de imposto a ser recolhido", diz José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Sescon).

A principal dificuldade está na contabilidade de empresas de serviços como os próprios escritórios de contabilidade e de administração de imóveis, academias, web designers e programadores de computadores. O imposto a ser recolhido leva em consideração a soma dos salários e dos encargos trabalhistas dos últimos 12 meses, divididos pela receita bruta do mesmo período. De acordo com o resultado, calcula-se a alíquota de impostos.

Outros pontos que geram dúvidas são os benefícios de aderir ao Simples Federal para empresas que, em seus Estados, são beneficiadas por legislação local de apoio ao pequeno empreendedor, como o Simples Paulista, em São Paulo. Ou a avaliação do benefício para as empresas que foram incluídas no Simples Federal, mas não podem usar o sistema para recolher o INSS sobre a folha de pagamentos.

Domingos Orestes Chiamento, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, confirma que a grande maioria dos escritórios ainda não está preparada para realizar uma análise adequada do impacto da nova legislação nas contas de seus clientes. "Tenho 40 anos de profissão e confesso que demorei para assimilar as novas regras", diz Chiamento.

Para reverter esse quadro de desinformação entre os contadores, entidades como o Sescon, o Conselho de Contabilidade e o IOB estão realizando uma série de palestras e cursos para esclarecer a nova legislação aos contadores.

Em seu escritório, o Doc Contabilidade, Domingos Chiamento criou um grupo de trabalho com o objetivo de destrinchar o Simples Federal e estudar caso a caso a situação de cada um de seus clientes.

A uma conclusão Chiamento já chegou. Seu próprio escritório não irá aderir ao Supersimples. "No meu caso, a opção resulta em aumento de impostos", afirma. (D.Z.)