Título: Genro nega efeito da taxa sobre o PAC
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 26/01/2007, Finanças, p. C2

O ministro da coordenação política, Tarso Genro, disse ontem ser "óbvio que uma grande parte da sociedade brasileira esperava uma taxa de juro ainda mais reduzida", mas que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir apenas 0,25 ponto percentual na taxa Selic não vai impactar negativamente o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado na última segunda. Genro lembrou que o presidente Lula conferiu autonomia técnica ao Banco Central e que jamais buscou politizar o debate sobre a redução ou elevação dos juros.

Para o ministro, apesar de abaixo do esperado, a redução em 0,25 ponto percentual na Selic mantém a tendência declinantes dos juros, o que, a longo prazo, aliado às medidas anunciadas no PAC, contribuirá para o crescimento da atividade econômica no país.

"As expectativas de crescimento não foram revertidas", disse. "Até podemos achar eventualmente que será um ritmo um pouco menor, porque a sociedade esperava um declínio maior da taxa de juros", ponderou.

Tarso Genro lembrou que os discursos favoráveis, inclusive dentro do governo, à redução dos juros fazem parte de um projeto, de uma proposta de adequar o país aos padrões internacionais e não, uma discussão simples sobre timing do BC.

Em relação às críticas ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, proferidas ontem pelo ex-ministro José Dirceu - Dirceu, que continua muito ligado ao governo, pede a saída de Meirelles - Genro afirmou que é a opinião do ex-ministro, mas assegurou que não há nada neste sentido sendo discutido dentro do governo.