Título: Pestana irá ampliar presença no Brasil
Autor: Cruz, Patrick
Fonte: Valor Econômico, 26/01/2007, Empresas, p. B3

O grupo hoteleiro Pestana vai ampliar sua presença no Brasil com um investimento de 40 milhões de euros, ou cerca de R$ 110 milhões. A nova investida do grupo português marcará também sua estréia no mercado imobiliário para residências em território brasileiro.

Todo o novo aporte será concentrado na região Nordeste. Em Salvador, começarão ainda no primeiro trimestre as obras do Bahia Lodge Residence, empreendimento com 100 apartamentos residenciais, mas que terão serviço de hotel - o prédio ficará na área onde já funciona o hotel da rede na cidade. O início das obras deve ocorrer ainda no primeiro trimestre deste ano e a entrega está prevista para o fim de 2008. Este será o quarto empreendimento dos portugueses no Estado.

A 60 quilômetros do Recife, entre as praias de Muro Alto e Porto de Galinhas, será construído o Pestana Ipojuca, o primeiro projeto do Pestana em Pernambuco. As obras já começaram e a entrega também deverá ser feita no fim do ano que vem. As reservas para a compra de residências no local serão aceitas a partir de 1º de fevereiro de 2008.

O complexo do Pestana Ipojuca terá um hotel com 120 quartos, área para convenções, restaurantes, heliponto e também 100 bangalôs, a maioria com piscina privativa. A área dessas unidades será de 70 a 120 metros quadrados. O empreendimento ocupará área total de 50 mil metros quadrados.

Os investimentos anunciados ontem pelo grupo incluem ainda a reforma do Pestana São Luís. A unidade foi comprada pelo grupo em maio do ano passado, mas agora terá suas instalações adaptadas ao padrão dos hotéis da rede. As obras começarão em fevereiro e deverão se estender por quatro meses. Com a remodelação, a unidade maranhense da rede passará a ter spa com três salas de massagens e jacuzzi, além de um novo fitness center. As obras ampliarão de 110 para 126 o número de quartos.

Com os empreendimentos, o Pestana antecipa em dois anos a meta estabelecida pelo presidente da rede, Dionísio Pestana, de atingir a marca de dez hotéis em dez anos no mercado brasileiro. O grupo chegou ao país em 1999. "Com esses projetos, queremos iniciar uma nova frente de negócios no Brasil. Essa experiência (de unir hotéis e unidades residenciais) deverá ser levada também para outros países da América do Sul", disse, de Lisboa, José Roquette, administrador da área de projetos e desenvolvimento do grupo.

Os anúncios do avanço no Brasil foram feitos ontem em Lisboa e representam pouco mais de 20% de todos os investimentos que os portugueses planejam para inaugurar até o fim de 2008. Segundo Roquette, o público-alvo não será exclusivamente de europeus interessados em ter uma residência de verão no Nordeste brasileiro. "Vamos dividir as atenções tanto para brasileiros quanto para europeus. Será 50% a 50%", disse ele.

No total, os investimentos da rede serão de 195 milhões de euros e incluem unidades em Caracas, na Venezuela, São Tomé & Príncipe, Portugal e África. Entre os investimentos anunciados está também a renovação do Pestana Casino Park, localizado na Ilha da Madeira, que foi projetado por Oscar Niemeyer.