Título: Para Freire, PT se impõe agora para garantir 2010
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 17/01/2007, Política, p. A9

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE), ironizou ontem o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), que disse em entrevista para a "Folha de S.Paulo" que o partido poderia não ter candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. Freire afirmou que "só acredita nisso quem não conhece o DNA do PT".

Freire citou a eleição para o comando da Câmara como exemplo de que o PT não abre mão de disputas: "Acho que o PT vai ter candidato (em 2010). O partido não consegue deixar de ter candidatos, mesmo na Câmara, quando se apresenta um governo de coalizão, o partido se impôs na disputa".

Na avaliação de Freire, a sucessão na Câmara estaria resolvida se o PT não tivesse insistido em participar da disputa. "O PT não sabe conviver com alianças. O PT coopta, subordina e quando convém até corrompe", afirmou.

Para Freire, o PT tenta conquistar o comando da Câmara justamente por receio de ser "rifado" pelos aliados em 2010: "O PT rifa todo mundo e agora teme que façam isso com ele. Eles estão tentando rearticular o partido que foi vitorioso em 2002, quando elegeu Lula. Porque em 2006 o vitorioso foi Lula".