Título: Crescimento do setor foi o menor desde 1999
Autor: Magalhães, Heloisa
Fonte: Valor Econômico, 17/01/2007, Empresas, p. B3

O mercado de telefonia móvel terminou o ano passado próximo da marca de 100 milhões de aparelhos habilitados, mas demonstrou o menor crescimento desde 1999. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contabilizou 99,918 milhões de celulares em operação, no fim de dezembro. Embora coloquem o Brasil entre os cinco maiores mercados de telefonia celular do mundo e muito perto de ultrapassar o Japão, quarto colocado, esses números frustraram a própria agência, que previa a ultrapassagem dos 100 milhões de acessos com as vendas de Natal.

Tradicionalmente a melhor época do ano para as operadoras, o último mês de dezembro não correspondeu às expectativas e registrou a habilitação de 2,586 milhões de celulares - em igual período de 2005, haviam sido 3,859 milhões. As vendas abaixo do esperado apenas reforçaram a gradual acomodação do mercado de telefonia móvel no país, que encerrou o ano passado com expansão de 15,9%. Essa é a taxa mais baixa em oito anos - quando o índice de crescimento nunca esteve abaixo dos 20% e alcançou até 54% de 1999 para 2000.

A Anatel ainda não detalhou os indicadores, mas o domínio do mercado (cerca de 80%) continua sendo dos celulares pré-pagos, com gastos menores do que os assinantes do serviço pós-pago. Somadas às elevadas exigências de investimentos, como aqueles necessários para oferecer a portabilidade numérica, a desaceleração do crescimento e as restrições de renda dos usuários com telefonia devem transformar 2007 em um ano de imensos desafios às operadoras.

No fim de dezembro, o presidente da Acel (associação das operadoras de telefonia celular), Ércio Zilli, traçou um quadro pessimista do setor e afirmou que a tendência é de concentração em apenas duas ou três empresas. "O tamanho do mercado não justifica termos quatro ou cinco (operadoras)", disse Zilli, sem falar em horizonte de tempo. A reportagem tentou ouvi-lo novamente ontem, mas não obteve retorno da sua assessoria.

Atualmente, o maior mercado de telefonia móvel do mundo é a China, com 437 milhões de aparelhos habilitados. Em seguida, apareciam no ranking os Estados Unidos (225 milhões), Rússia (147 milhõ es), Índia (123 milhões) e Japão (99 milhões).