Título: 'Injustiçado', mamífero vale dinheiro no campo dos EUA
Autor: Barros, Bettina
Fonte: Valor Econômico, 17/01/2007, Agronegócios, p. B11

No livro "Drácula", de Bram Stoker, o vampiro admirador de Lucy Westenra assume a forma de um morcego que suga seu sangue à noite. Pena que Stoker tenha feito um desserviço a essas reclusas criaturas. De fato, há morcegos vampiros, embora geralmente prefiram o sangue do gado ao dos humanos. No entanto, a maioria das 1,1 mil espécies de morcegos são benignas (benéficas, inclusive) para os humanos, sobretudo os agricultores.

No Texas, há um estudo em andamento para quantificar essa ajuda. A cada primavera, milhões de espécimes dos chamados morcegos-de-cauda-livre voam da América Latina para a América do Norte, mais especificamente para o sudoeste dos EUA. O deslocamento cria "provavelmente o maior acréscimo de mamíferos do qual se tem notícia", segundo o ecologista Thomas Kunz, da Universidade de Boston, líder do estudo. O tamanho exato é desconhecido, mas Kunz propõe-se a descobrir, contando os morcegos migrantes com um aparelho de luz infravermelha.

O motivo é que cada morcego vale dinheiro para os agricultores do Texas. Longe de atacarem virgens - ou mesmo de disseminar a raiva - os morcegos-de-cauda-livre se deleitam com massas de mariposas. As larvas dessas mariposas, conhecidas tanto como praga da espiga como lagarta-do-cartucho, são um problema significativo. Elas atacam com avidez as lavouras do milho e algodão. Não há dados precisos disponíveis para o milho, mas os resultados preliminares sugerem que cada morcego próximo a uma plantação de algodão salva cerca de dez casulos (com valor de US$ 0,02) por noite, conforme verificado em junho de 2006. Ao longo de muitas noites, milhões de morcegos podem render muito dinheiro.

Os morcegos ajudam os fazendeiros em outros lugares também. Na Geórgia, os morcegos-de-cauda-livre prestam serviços aos plantadores de noz-pecã. No Havaí, o morcego-grisalho come as cigarrinhas que atacam a cana-de-açúcar. Na Califórnia, o grande morcego marrom e o morcego branco consomem grandes números de mariposas e besouros, para a sorte dos donos de vinhedos do Estado. Não é de surpreender que agricultores de todos esses lugares tenham começado a colocar poleiros para morcegos em suas terras. No Texas, os construtores de pontes adicionam barras para morcegos, com fendas de tamanho apropriado, para atraí-los.

Com tudo isso, é de lamentar que, no outro lado da rota migratória, os morcegos sejam perseguidos. O medo dos vampiros (que, de fato, espalham a raiva no gado que atacam e, às vezes, também sugam sangue de pessoas) leva à matança indiscriminada.

No México, por exemplo, cavernas com morcegos são rotineiramente dinamitadas e os animais, envenenados. Talvez isso parasse se outros dos benefícios dos morcegos para a humanidade fossem mais conhecidos. Nem todos os morcegos são insetívoros. Alguns se alimentam de flores e, assim, agem como polinizadores. Em especial, uma planta mexicana , o agave, é polinizado por morcegos com freqüência. O agave é o principal ingrediente da tequila. Sem morcegos, a bebida nacional do México seria mais difícil ser feita. E isso, de fato, seria uma tragédia.