Título: Secretário paulista propõe 'estadualização' da doença
Autor: Zanatta, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 13/02/2007, Agronegócios, p. B11

Secretários de agricultura de 14 Estados se reúnem hoje em Belo Horizonte para discutir uma estratégia conjunta de combate à febre aftosa, doença que levou a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) a suspender o status de livre de aftosa com vacinação de parte do território brasileiro.

Segundo o secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, a reunião dos novos titulares da pasta, que já vinha sendo planejada, foi precipitada pela revelação, na semana passada, da persistência de atividade viral em Eldorado, Japorã e Mundo Novo, cidades do Mato Grosso do Sul que registraram focos de aftosa em outubro de 2005. A Bolívia também teve recentemente casos da doença na província de Santa Cruz de La Sierra.

O objetivo da reunião, diz Sampaio, é definir políticas e estratégias conjuntas de atuação entre os Estados e nas regiões de fronteira para o combate da aftosa. "É preciso definir políticas e ações para que recuperemos o status de área livre de aftosa com vacinação", diz. Apesar de não registrar casos de aftosa há dez anos, São Paulo está impedido de exportar carne bovina in natura para a União Européia por causa dos focos que afetaram o Mato Grosso do Sul - e também o Paraná - em outubro de 2005. São Paulo faz divisa com os dois Estados. "Não tem lógica estarmos um ano e meio sem exportar. Só exportamos carne bovina sem osso [que não carrega o vírus]".

Diante dessa situação, Sampaio propõe um sistema de estadualização para a doença. Hoje, vigora a regionalização para a aftosa, critério que é aceito pela OIE. Dentro da proposta do secretário paulista, num eventual caso de aftosa num Estado, as restrições de venda ficariam limitadas ao Estado afetado. Questionado sobre as chances de a idéia de estadualização ser aceita pela OIE, Sampaio afirma que, antes de qualquer, "é preciso propor". Países como Japão e Estados Unidos sequer aceitam o critério de regionalização para a doença.

O secretário defende ainda que Estados afetados pela aftosa e o governo brasileiro mostrem aos importadores as medidas que estão sendo tomadas para combater a febre aftosa, que muitas vezes acaba sendo usada como desculpa para barreiras comerciais.

Participarão da reunião em Belo Horizonte secretários de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Paraná e Rondônia.