Título: Lula negocia reunião com governadores
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 31/10/2006, Política, p. A8

Um dia depois da vitória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou contatos com os governadores eleitos para agendar uma reunião de aliados e oposicionistas, possivelmente para a próxima semana. Lula telefonou para o novo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para a governadora eleita do Pará, Ana Júlia Carepa (PT) e para o governador reeleito do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB).

O governador de Minas, Aécio Neves, fez o primeiro gesto de aproximação com o governo. O tucano retribuiu o telefonema de Lula no primeiro turno e parabenizou o presidente pela reeleição. Lula confirmou que pretende, após o feriado, chamar os líderes da oposição para um conversa sobre projetos de país.

O primeiro dia de Lula em Brasília foi de festa. Ele foi recebido por um grupo de militantes, ao som do " Tema da Vitória " , na Base Área de Brasília. De lá, o presidente seguiu para o Palácio da Alvorada, onde um novo grupo de petistas o esperava com bandeiras, palavras de ordem e críticas à imprensa (ver matéria na página A12). Para Lula, o segundo turno foi uma dádiva de Deus. " Houve gente que achou que o segundo turno ia facilitar a vida deles. Facilitou a nossa, porque a sociedade viu o que estava em disputa nesse país " .

O presidente encontra-se hoje com o governador eleito do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB) e com Eduardo Campos (PSB-PE). Cabral recebeu o apoio formal de Lula no primeiro dia do segundo turno, o que permitiu ao petista abrir uma vantagem ainda maior sobre Geraldo Alckmin junto ao eleitorado fluminense. Lula comemorou ontem o esforço da militância que permitiu a virada da eleição em diversos Estados, como em Brasília por exemplo. E fez uma brincadeira com o seu slogan da campanha. " Nós que dissemos: deixa o homem trabalhar, vamos dizer, deixa o homem descansar " . Lula pode seguir para uma praia durante o feriado de finados, mas o local ainda não foi confirmado pela assessoria.

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que foi ontem ao Planalto cumprimentar o presidente, considerou natural a vantagem obtido por Lula em Minas, apesar de Aécio Neves ter sido eleito em primeiro turno. " As coisas estavam mais ou menos desenhadas neste sentido. A minha surpresa foi que o resultado expressivo do presidente não tivesse acontecido já no primeiro turno " .

Pimentel considera que Lula tem todas as condições para estabelecer um diálogo civilizado com a oposição. " Ele tem facilidade para conversar com alguns governadores oposicionistas, tem amizade pessoal com alguns deles, como é o caso de Aécio Neves " . O prefeito de Belo Horizonte disse que o tucano mineiro já demonstrou disposição em conversar com o presidente reeleito. " Mantendo as mesmas ideologias políticas. Mas não é porque dois políticos estão em legendas diferentes que não podem sentar para conversar " , afirmou o petista.

Em entrevista à imprensa estrangeira, o ministro da coordenação política, Tarso Genro, confirmou que Lula vai cuidar pessoalmente das negociações para a reforma ministerial e para a formação da nova base aliada no Parlamento. Na formação do primeiro governo, esse trabalho ficou, basicamente, a cargo do ex-chefe da Casa Civil, ministro José Dirceu. Genro também destacou como prioritárias para o novo governo a aprovação das mini-reforma tributária e do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).

Além dos governadores, Lula também foi parabenizado por chefes de Estado estrangeiros. Ontem, recebeu ligações e felicitações dos presidentes do Chile, Michelle Bachelet, do Paraguai, Nicanor Duarte, da França, Jacques Chirac e do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. Hoje, Lula deve entrar em contato com o líder da Líbia, Moammar Kadafi, além dos presidentes e primeiros-ministros da Espanha, Estados Unidos, Argentina, União Européia, Equador, El Salvador e Venezuela.