Título: Campos aceita frente proposta por mineiro
Autor: Mandl, Carolina
Fonte: Valor Econômico, 31/10/2006, Política, p. A9

Eduardo Campos (PSB), eleito para o governo de Pernambuco, disse ontem ter interesse em integrar a frente sugerida por Aécio Neves (PSDB), governador reeleito de Minas Gerais, para discutir a reforma tributária no País. O governador mineiro pretende articular uma frente unindo governadores da oposição e da situação para uma proposta conjunta de reforma tributária .

"É preciso melhorar a qualidade do tributo no Brasil para que ele não onere a produção. Estou disposto a participar desse grupo", afirmou governador eleito por Pernambuco. Durante seu mandato como deputado federal, iniciado em 2002, Eduardo disse ter trabalhado na aprovação das reformas tributária e da previdência no Congresso.

Em relação ao Nordeste, Eduardo Campos disse que tentará conseguir a união de todos os eleitos para acabar com os incentivos ficais na região. Para ele, os Estados nordestinos devem se unir em torno da recriação da Sudene. "Sem a Sudene, a região não terá um planejamento para crescer", disse Campos.

Para ele, os Estados nordestinos precisam de uma Sudene com recursos financeiros próprios, para que não haja a guerra fiscal que existiu no passado. Na reforma política, Campos também deve se empenhar, seguindo o governador mineiro. "Não podemos mais uma vez deixar essa discussão para a eleição seguinte."

Além dos temas reformas tributária e política, outro assunto une os governadores de Minas Gerais e Pernambuco. De acordo com Eduardo, seu governo deve se inspirar em programas preventivos de segurança pública usados por Aécio. Um dos pontos mais críticos do Estado é a segurança, principalmente em relação a homicídios.