Título: Companhias campeãs priorizam crescimento profissional
Autor: Capela, Maurício
Fonte: Valor Econômico, 31/10/2006, Empresas, p. B2

Oferecer oportunidade de crescimento profissional é uma das principais marcas das campeãs dos seis grupos de empresas de "Valor Carreira", formados de acordo com o número de funcionários. A começar pela Copagaz que, antes de ser apontada como a Melhor na Gestão de Pessoas, foi a primeira colocada no seu grupo (empresas com 501 a 1.000 funcionários). Lá, cada vaga que aparece é preenchida preferencialmente por gente da própria casa, encontrada num minucioso banco de dados.

Na gaúcha Marelli Móveis, número um no grupo de empresas com 100 a 500 funcionários, a falta de ascensão pode significar perda de talentos nem sempre fácil de conseguir já na seleção - a companhia exige como pré-requisito nas admissões, no mínimo, o ensino médio completo. Por isso, tem como compromisso promover os empregados. Na também gaúcha Grazziotin, campeã entre as empresas com 1.001 a 2.000 funcionários, o vice-presidente, Gilson Grazziotin, vê em cada novo funcionário um potencial gerente - para isso investe em treinamento 0,6% da receita líquida anual. Quando é recrutado, o empregado é informado de maneira clara sobre o que se espera dele e sobre as metas da companhia.

Quem oferece grandes oportunidades também é, sem dúvida, a BV Financeira, do grupo Votorantim, campeã do grupo de empresas com 2.001 a 4.000 funcionários. As janelas que se abrem têm muito a ver com o vertiginoso crescimento dos negócios. As operações de crédito saltaram de R$ 5 bilhões para R$ 12 bilhões de 2005 para cá e a folha passou de 2,4 mil para 3,3 mil funcionários. A financeira tem 50 filiais espalhadas pelo Brasil e mais 20 serão abertas até o fim do ano.

Caterpillar, a primeira entre as companhias com 4.001 a 10.000 funcionários, tem grande mobilidade por troca de funções - a empresa raramente demite. Nos últimos dois anos, foram contratadas 2.000 pessoas e todas têm condições de chegar ao topo. O próprio presidente, Natal Garcia, começou no que ele chama de "chão de fábrica". Da mesma forma, a Casas Bahia, campeã do grupo com mais de 10.000 funcionários, não só tem o desenvolvimento da carreira nas prioridades como encontrou um modelo próprio para tanto. Nas promoções, o RH toma providências para evitar ciúmes e constrangimentos. Uma regra básica ao promover ou dar nova responsabilidade a um gerente, por exemplo, é transferi-lo para outra loja e, preferencialmente, para outra cidade.