Título: Aumentam as pequenas exportações
Autor: Cezar, Genilson
Fonte: Valor Econômico, 31/10/2006, Caderno Especial, p. G4

As facilidades criadas no país para o pequeno exportador já rendem juros e dividendos. E conquistam também a adesão de grandes players internacionais da logística de remessa de mercadorias. O ritmo de remessas é ascendente. Em 2001, quando o programa Exporta Fácil da Empresa Brasileira de Correios foi lançado oficialmente, para facilitar a exportação de produtos de pequenas empresas para mais de 200 países, o número de remessas comerciais foi de 6.745. Em 2005 foram registradas 16.509 remessas.

"Num mercado altamente competitivo, a possibilidade de pequenas empresas exportarem num regime simplificado, sem burocracia, com redução de custos relativo ao despacho aduaneiro, é um incentivo e apoio que faltavam para favorecer as vendas das empresas de pequeno porte no exterior", diz Rosimar Fernandes de Melo, chefe da divisão de negócios de exportação dos Correios.

Destinado a pequenas empresas, o Exporta Fácil, segundo a executiva, cobre uma lacuna de mais de cinco anos na oferta de serviços de exportação via correios. Atualmente, o sistema conta com aproximadamente oito mil agências habilitadas em todo o país para liberar as remessas de mercadorias. O serviço apresenta um formulário único, com informações de endereçamento, recibo de postagem, declaração para alfândega, conhecimento aéreo de embarque de carga e guia de instruções para emissão da Declaração Simplificada de Exportação (DSE) do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). O sistema está limitado a exportações com valor máximo de US$ 20 mil em mercadorias, com peso de até 30 quilos.

Apesar do sucesso do programa Exporta Fácil, o movimento em 2005, segundo Rosimar, teve um ligeiro declínio no primeiro semestre de 2006, algo em torno de 4,98% se comparado a 2004. "A valorização do real frente ao dólar ocorrida em 2005, que refletiu na competitividade extrema das pequenas e médias empresas, teve um impacto forte nesse desempenho", diz a executiva. Essa retração, contudo, não influiu na imagem que esse programa leva aos pequenos empresários. "Mais de cinco mil empresas já exportaram por esse sistema, que conta hoje com a logística do Sedex Mundi, garantindo prazos de entrega e recebimento", diz Rosimar.

Lançado em abril deste ano, o DHL Exporta, um portal na internet voltado para pequenas e médias empresas exportadoras, também contabiliza seus ganhos. "Temos hoje uma base de clientes bastante diversificada, especialmente pequenos empresários do setor madeireiro, maquinário, couros e calçados, que fazem exportações para os Estados Unidos, Canadá e países da América Latina, de forma simplificada e com custos mais reduzidos", explica Juliana Soares Vasconcelos, diretora de marketing da DHL Express.

"A idéia é mostrar a possibilidade de eliminar intermediários para fazer o processo de exportação, com diminuição de tempo e eliminação de restrições aduaneiras", destaca Juliana.

Outro serviço, que estreou em setembro, foi o portal YellowPagesBrazil, (www.yellowpagesbrazil.net), que reúne um cadastro de exportadoras e importadoras de todos os segmentos da economia, com vistas a promover contatos comerciais e propiciar o fechamento de negócios via internet. O site possibilita o acesso a uma base de dados de 9 mil empresas.