Título: Mineradora inglesa prevê investir no país US$ 100 mi
Autor: Moreira, Ivana
Fonte: Valor Econômico, 11/05/2007, Empresas, p. B1

A London Mining, uma mineradora inglesa que tem jazidas de minério de ferro em Serra Leoa e na Groenlândia, acaba de comprar seu primeiro ativo no Brasil. Depois de um ano de negociações, a multinacional confirmou a compra da Minas Itatiaiuçu, um mineradora de Serra Azul, no interior de Minas Gerais, a 65 quilômetros de Belo Horizonte. De imediato, a London Mining investirá US$ 100 milhões para aumentar em 600% a produção atual de minério de ferro da empresa. Mas o total do investimento poderá atingir volume três vezes maior.

"A London Mining quer ser forte no Brasil", avisa Luciano Ramos, o novo presidente da mineradora de Serra Azul. Com 23 anos de experiência em mineração - 15 deles na Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), de onde acaba de sair -, Ramos tem nas mãos o desafio de elevar a produção das atuais 500 mil toneladas de granulados por ano para 3 milhões de toneladas anuais num prazo de apenas 12 meses. A meta é, numa segunda etapa, chegar a 5 milhões de toneladas anuais.

A mineradora brasileira representa para a London Mining o início da produção de minério de ferro. As minas de Serra Leoa da Groenlândia ainda não estão em fase de produção. "Temos pressa", revela Ramos. Com reservas totais de 1,3 bilhão de toneladas de minério de ferro em suas jazidas, a London Mining já tem acordos comerciais negociados com siderúrgicas chinesas.

O presidente da companhia, que assumiu o cargo há poucos dias, já está em negociação com os fornecedores de equipamentos para a expansão da unidade industrial. Os planos de investimento da multinacional incluem a construção de uma usina de concentração de minério de ferro e também soluções logísticas.

A mineradora está a 40 quilômetros de distância da malha ferroviária da MRS e a 60 quilômetros da malha da FCA. Garantir escoamento ferroviário para a produção é essencial, já que a maior parte deverá seguir para o mercado externo. A empresa promete manter as vendas de 500 toneladas anuais para os atuais clientes, fabricantes mineiros de ferro-gusa. O restante deverá ser exportado.

A multinacional quer engrossar o movimento da Associação das Mineradoras de Serra Azul (Amisa) para conseguir uma "janela" no porto de Itaguaí, na bacia de Setepetiba, no Rio de Janeiro. A dificuldade para escoar a produção é o grande entrave para o desenvolvimento das pequenas mineradoras da região.

O valor da compra da Minas Itatiaiuçu - que tem reservas estimadas que somam 260 milhões de toneladas - não será revelado. Antes de fechar com a mineradora controlada por um grupo familiar, a London Mining estudou várias oportunidades de negócio em Minas Gerais, mineradoras em operação e também direitos minerários.

Preferiu aterrissar no Brasil com um projeto já em operação, até para evitar os obstáculos relacionados ao licenciamento ambiental que outras mineradoras têm enfrentado para implantar projetos novos. Mas, segundo Luciano Ramos, não está descartada a possibilidade de novas aquisições no Estado.

Fundada há apenas dois anos, a London Mining está se preparando para abrir capital. Fará sua oferta inicial de ações até o mês de julho, na Bolsa de Oslo, na Noruega. Os atuais acionistas são fundos de investimentos europeus privados e institucionais. O RAB Capital é um dos maiores acionistas, com 28% do capital da London Mining.

Os planos em Serra Azul incluem também aproveitamento de pilhas de rejeitos acumulados no pátio da mineradora que está em operação desde a década de 70. A sede da holding London Mining Participações funcionará em Belo Horizonte, no prédio administrativo que a mineradora acaba de comprar.