Título: Ponte, símbolo da integração, faz 60 anos
Autor: Góes, Francisco
Fonte: Valor Econômico, 17/05/2007, Especial, p. A18

A ponte internacional entre Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Brasil, completa 60 anos em 2007. A ponte, erguida sobre o Rio Uruguai com cimento argentino e ferro brasileiro, é um símbolo da integração física entre os dois países. E representa uma mostra das dificuldades que os dois principais sócios do Mercosul tiveram, ao longo de sua história, nas relações bilaterais. A ponte, batizada Agustín Pedro Justo-Getúlio Vargas, uma homenagem aos dois ex-presidentes que iniciaram as negociações em torno da obra, foi aberta ao tráfego em outubro de 1945. Mas sua inauguração oficial só ocorreu em 21 de maio de 1947.

A historiadora Maria de Lourdes Dávila, da Pontífica Universidade Católica (PUC), em Uruguaiana, diz que o longo lapso de tempo entre o fim da obra e a inauguração pode ser explicada, em parte, pela instabilidade política da Argentina no período que se seguiu ao fim da II Guerra Mundial. Ela lembra que em 1943 a Argentina optou por manter-se neutra, sem declarar guerra ao Eixo, posição que levou o país a sofrer sanções no período pós 1945.

"Houve pedido de sanção formal à Argentina, pelos Estados Unidos, mas o Brasil não aderiu", disse Maria de Lourdes. "A reorganização do mundo no pós-guerra impediu que a ponte fosse inaugurada rapidamente", diz Maria de Lourdes. Na época, lembra, não havia legislação disciplinando o comércio entre os dois países. Maria de Lourdes pretende analisar o tema da demora entre a conclusão e a inauguração da ponte Uruguaiana-Libres em uma tese de doutorado. Ela já publicou dissertação de mestrado sobre a ponte, onde analisa como a obra foi estimulada pelos EUA dentro da política de "boa vizinhança" promovida pelos americanos no continente. (FG)