Título: Paralisação atinge área cultural
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 16/05/2007, Brasil, p. A4

Os servidores do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Instituto Palmares iniciaram ontem uma greve por tempo indeterminado. A categoria quer o cumprimento da lei 11.233, de 2005, que prevê a criação do Plano Especial de Cargos da Cultura e Gratificação Específica de Atividade Cultural.

A presidente da Associação dos Servidores do Iphan, Zulmira Pope, disse que a categoria está mobilizada para o cumprimento do acordo. "É uma greve por tempo indeterminado. Os funcionários da cultura querem que as gratificações que eles recebem se tornem parte do salário. Se o acordo for cumprido, nós vamos ficar com o vencimento básico de acordo com o que a gente ganha, porque hoje em dia os vencimentos básicos são muito reduzidos e têm várias gratificações que não são definitivas. Elas têm um caráter temporário, que o governo pode tirar a qualquer momento."

Ontem, houve paralisação nas sedes do Iphan, Funarte e Biblioteca Nacional, em Brasília. Se o acordo for cumprido, 3.600 servidores ativos e inativos da cultura serão beneficiados. A despesa com a implementação será de aproximadamente R$ 60 milhões ao ano.