Título: Falhas vão de inoperância a pane total de radar
Autor: Jayme, Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 18/05/2007, Política, p. A6

Abaixo, algumas das principais falhas apontadas nos "relatórios de perigo", feitos pelos controladores de vôo nos meses de setembro, outubro e novembro de 2006. Nesse período, foram feitas 150 ocorrências de falhas. Os dados revelam os problemas apenas da área controlada Cindacta I, que responde por 2/3 do tráfego aéreo nacional, o equivalente a uma área de 1.500 Km² (três vezes o território da França):

No dia 22 de novembro, o radar de Três Marias (MG), segundo relatório de perigo, "tornou-se inoperante" das 17h10 às 18h30.

Nessa mesma data, um controlador fez um desabafo em seu relatório: "Fica registrado que o setor S06 da região BR do ACC-BS (de Brasília) tem se tornado muito desgastante, estressante e perigoso para o tráfego aéreo no local, devido às várias e repetidas panes de freqüências dos seus limites", escreveu o controlador.

Ainda no dia 22 de novembro de 2006, foram apontadas duplicações de pistas na tela dos monitores dos vôos Gol 7472, Gol 1844, TAM 3507 e Varig 2634 na região de São Paulo.

No mesmo dia 22 de novembro, na região do Rio de Janeiro, a duplicação de pistas também ocorreu nos vôos Gol 1845, TAM 3139 e FAB 5933

Das 22h10 do dia 19 de outubro de 2006 à 1h do dia 20, o Centro de Controle de Área de Curitiba informou "pane parcial de freqüências e pane total de visualização radar na sua FIR (região)". Neste dia, o aeroporto de Curitiba ficou parado durante 30 minutos.

Às 20h do dia 3 de outubro de 2006, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Teresa (ES) relatou "eco e interferência de rádio pirata" na freqüência 134.750 MHZ, usada para o controle aéreo.

No dia 1º de setembro de 2006, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo da Chapada dos Guimarães (MT) detectou "duplicação de pistas" às 16h. No relatório, há indícios de que o problema era recorrente.

Às 20h do dia 3 de outubro de 2006, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Três Marias (MG) detectou "interferência de telefonia celular" na freqüência 135.550 MHZ.

Às 22h20 do dia 1º de outubro, o radar primário do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Três Marias (MG) estava "inoperante".

Às 15h55 do dia 5 de novembro de 2006, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Três Marias (MG) apontou a "criação de pistas falsas" nas telas dos monitores.

Às 12h25 do dia 14 de novembro de 2006, o radar do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barra do Garças (MT) estava "inoperante"

Às 12h32 do dia 22 de novembro de 2006, foi a vez do radar do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (RJ) ficar "inoperante"

À meia noite do dia 15 de novembro de 2006, o monitor do próprio Cindacta I apontava "pista falsa"

Há diversas ocorrências que apontam falta de recursos do Cindacta I. No dia 29 de setembro, há a reclamação de falta de cinco impressoras de computadores. Outras três ocorrências, dos dias 13 e 19 de outubro, dão conta de monitores com imagens distorcidas.