Título: Agnelo fecha primeiro escalão
Autor: Medeiros, Luísa
Fonte: Correio Braziliense, 24/12/2010, Cidades, p. 21

futuro GOVERNO Governador eleito anuncia o último nome de seu secretariado e afirma que não haverá aumento no número de cargos, apesar da criação de 10 pastas. Segundo ele, partidos de menor expressão serão contemplados com nomeações para o comando das administrações regionais

Com o anúncio de mais um secretário, Agnelo Queiroz (PT) fechou ontem a equipe que estará na linha de frente do próximo governo. O petista também oficializou três novos nomes que o ajudarão na administração do Distrito Federal. Para a recém-criada Secretaria de Transparência, o governador eleito nomeou Carlos Higino Ribeiro, indicação do controlador-geral da União, Jorge Hage. Já o nome escolhido para chefiar o gabinete do petista é Cláudio Monteiro, delegado da Polícia Civil do DF e ex-deputado distrital. O presidente do PRB-DF, Roberto Wagner, ocupará a Presidência do Conselho de Governo, enquanto o advogado Paulo Machado Guimarães será o consultor jurídico da nova gestão.

No governo petista, serão criadas 10 secretarias a mais do que a atual estrutura do GDF. Agnelo, no entanto, ressaltou que essa readequação da máquina pública não significará aumento nos gastos.¿O aumento do número de secretarias será feito sem a criação de um único cargo, a partir do remanejo de cargos para destacar áreas que tem grande importância no nosso programa de governo¿, destacou. Dentre as novas pastas estão a de Mulheres, da Criança, da Juventude e das Micro e Pequenas Empresas. A Secretaria de Transparência, outra novidade, teve o chefe nomeado ontem pelo futuro governador. Carlos Higino Ribeiro foi escolhido após Hage declinar do convite feito por Agnelo, uma vez que permanecerá à frente do órgão na gestão da presidente Dilma Rousseff.

Harmonia Ao ser perguntado sobre a partilha dos espaços políticos entre os aliados da coligação que o elegeu, Agnelo afirmou que os partidos ainda não contemplados no alto escalão terão participação nas cotas das administrações regionais. Em relação aos nanicos, que reclamaram da exclusão, o petista disse que as críticas não chegaram oficialmente a ele, sinalizando que o clima entre os apoiadores ainda está harmônico. ¿Essas pessoas não colocaram essas questões para mim. Pelo contrario, elas estão participando e tem um grau de satisfação muito grande dentro da aliança.¿

Os outros três nomes oficializados ontem por Agnelo não estarão à frente de secretarias, mas ocuparão funções com o mesmo status de um gestor do 1º escalão e receberão a mesma remuneração: R$ 20 mil. O gabinete do petista será coordenado por Cláudio Monteiro, que exerceu a mesmas função quando Agnelo era ministro do Esporte. Já Paulo Guimarães, membro da Comissão de Direitos Humanos e do conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) será o consultor jurídico do governo. Um dos articuladores políticos da transição Roberto Wagner responderá pelo Conselho do Governo.

As últimas nomeações Secretário Executivo do Conselho de Governo Roberto Wagner (PRB) O advogado é o segundo suplente do senador Cristovam Buarque (PDT). Presidente do PRB no Distrito Federal, é presidente do conselho político do partido em âmbito nacional. Durante a transição, abriu as portas da própria casa para as reuniões políticas entre os partidos. Terá status de secretário.

Secretaria da Transparência Carlos Higino Ribeiro de Alencar Indicado pelo controlador-geral da União (CGU), Jorge Hage, Carlos Higino foi controlador-geral adjunto da União entre 2006 e meados deste ano. Mestre em direito constitucional, ele é auditor fiscal da Secretaria da Receita Federal do Brasil e trabalhava como coordenador de Programação e Logística.

Chefe de gabinete do governador Cláudio Monteiro (PRP) O delegado da Polícia Civil do DF exerceu dois mandatos de deputado distrital. Na última eleição, tentou se eleger pelo PRP, sem sucesso. Foi assessor parlamentar de Agnelo na Câmara dos Deputados. Durante a gestão do governador eleito no Ministério do Esporte, ocupou os cargos de chefe de Gabinete, secretário Executivo e ministro interino do Esporte. A função tem status de secretário.

Consultor jurídico do GDF Paulo Machado Guimarães Advogado militante no DF desde 1982, Paulo Guimarães foi presidente da Fundação de Assistência Judiciária. É ex-secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) e ex-membro e coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Ordem. A função possui status de secretário de governo.

Nomes confirmados anteriormente

Publicidade Abimael Nunes de Carvalho

Orçamento e Planejamento Edson Ronaldo Nascimento Esportes Célio René Trindade Vieira

Casa Civil do Distrito Federal Jacques Pena

Criança Dioclécio Campos Júnior

Juventude Fernando Nascimento Silva Neto

Mulher Olgamir Amância Ferreira

Trabalho Glauco Rojas

Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária Dirsomar Chaves

Desenvolvimento Econômico José Moacir de Sousa Vieira

Obras Luiz Carlos Pitiman (PMDB)

Agricultura Lúcio Taveira Valadão

Justiça, Direitos Humanos e Cidadania Alírio Neto (PPS)

Ciência e Tecnologia Gastão Ramos (PSB)

Transporte José Walter Vazquez

Desenvolvimento Urbano e Habitação Geraldo Magela (PT)

Ordem Pública e Social Agrício da Silva

Administração Denílson Bento da Costa

Cultura Hamilton Pereira

Assuntos Estratégicos Newton Lins (PSL)

Governo Paulo Tadeu (PT)

Meio Ambiente Eduardo Brandão (PV)

Segurança Pública Daniel Lorenz de Azevedo

Presidente do Banco de Brasília (BRB) Edmilson Gama da Silva

Secretário particular do governador Bolivar Rocha

Turismo Luís Otávio Neves

Educação Regina Vinhaes Gracindo

Desenvolvimento Social Arlete Sampaio (PT)

Saúde Rafael de Aguiar Barbosa

Fazenda Valdir Moysés Simão

Comunicação Samanta Sallum

Outros cargos do primeiro escalão

Procurador-geral do DF Rogério Leite Chaves

Presidente do Banco de Brasília (BRB) Edmilson Gama da Silva