Título: Os herdeiros do PT
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 26/12/2010, Política, p. 2

DE LULA PARA DILMA Emanuel nasceu no dia da posse de Lula. Ludmilla, quando Dilma foi eleita. A história deles é uma síntese dos oito anos do governo petista e da transição para uma nova gestão

Emanuel chega aos oito anos de idade com mais qualidade de vida. A família do menino, que faz aniversário no mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descerá a rampa do Palácio do Planalto, consegue se planejar melhor, tem um maior conforto financeiro, oferece uma educação de qualidade ao garoto que simboliza a era Lula. Foram oito anos de estabilidade, crescimento sustentado da economia ¿ ainda que tímido e abaixo da média na América Latina ¿ e diminuição do fosso entre os ricos e os pobres brasileiros. Emanuel nasceu em 1º de janeiro de 2003, no dia da posse de Lula na Presidência da República. A vida do garoto ¿ e de milhões de brasileiros ¿ foi influenciada pelo estilo de governo impresso pelo petista.

Ludmilla nasceu há menos de dois meses. Era pouco depois das 8h de 31 de outubro de 2010, dia da eleição da sucessora de Lula, a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT). A menina é filha de migrantes maranhenses, a primeira da família a quebrar a tradição de retirantes e a fincar raízes no Distrito Federal (DF) ¿ ao que parece, definitivas ¿, Ludmilla já encontrou um país melhor, mas ainda pobre, desigual e desafiado a ser grande. Dilma incorporou esse desafio em seu discurso. A presidente eleita garantiu a eliminação da miséria, maior distribuição de renda e a aceleração do fim das desigualdades entre ricos e pobres nos próximos quatro anos. A herança de Lula, e Ludmilla vai se deparar com essa herança, é também de um país de analfabetos ¿ 10% sem ler ou escrever e 20% sem ler ou escrever direito ¿, sem saneamento básico minimamente satisfatório e ainda de desnutridos e sem saúde plena.

O Correio acompanha a história de Emanuel desde o seu primeiro aniversário e faz um paralelo da vida do garoto ¿ e de quem está à sua volta ¿ com os acontecimentos do país de Lula. Às vésperas do aniversário de oito anos, conquistas e desilusões marcaram a vida da família. Na casa de Ludmilla, que o Correio começa a acompanhar, a vida melhorou nos últimos anos, mas ainda é desprovida de direitos básicos. A menina que nasceu no mesmo dia em que a primeira mulher foi eleita para a Presidência da República no Brasil tem um endereço fixo, o que já é uma conquista. Os próximos quatro anos serão difíceis, reconhecem os pais, eleitores de Dilma. Mas o otimismo resiste.