Título: Momentos felizes e delicados
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 26/12/2010, Política, p. 2

Enquanto Emanuel Pereira Souza tinha o cordão umbilical cortado pelo médico no Hospital Universitário de Brasília, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva recebia a faixa presidencial das mãos de Fernando Henrique Cardoso. Aquela manhã de 1º de janeiro de 2003 ficou marcada nas histórias do petista e dos pais do garoto, Rui Manuel de Souza, 68 anos, e Lorene Pereira, 34 anos. Oito anos depois, Emanuel é uma criança esperta, que estuda e sonha em ser mágico ou jogador de futebol. Sobre o presidente, sabe que é ¿aquele barbudo, que aparece na televisão¿. Ao longo dos dois mandatos de Lula, o menino entrou para a escola, aprendeu a ler e a escrever, ganhou uma irmã e enfrentou a separação dos pais. A gestão do petista, assim como a vida do jovem, teve inúmeros momentos felizes, mas também passou por situações delicadas.

Raul e Lorene ressaltam a melhoria na qualidade de vida dos brasileiros desde que Emanuel nasceu. Agora, dizem os dois, eles podem fazer planos, graças à estabilidade econômica. Um dos principais trunfos do governo Lula ¿ a consistência da economia nacional ¿ teve reflexo direto na vida de Emanuel. Ele e a irmã, Ana Cláudia, vivem de maneira confortável, passando os dias entre as casas do pai e da mãe. Rui conseguiu se mudar de Vicente Pires para o Guará, onde Lorena mora com as crianças, para ficar mais perto dos filhos, algo impensável na época em que a inflação oscilava a todo o tempo. Os pais de Emanuel e Ana Cláudia também comemoram a melhoria no sistema educacional. Lorene faz questão de destacar que os meninos estudam em colégio particular e que, além das aulas tradicionais, praticam atividades extracurriculares. ¿Quando o Emanuel nasceu, a minha expectativa em relação ao futuro dele, por causa do governo Lula, era muito grande. As surpresas foram boas¿, comenta a mãe.

Ela, aliás, foi beneficiada por um dos programas sociais de Lula. Por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), ela se formou em produção publicitária. Com o diploma do ensino superior em mãos, conseguiu um cargo melhor na empresa em que trabalha e teve um aumento salarial. ¿A facilidade de conseguir crédito, atualmente, é muito maior do que na época do nascimento de Emanuel. A quantidade de empregos formais aumentou, o poder aquisitivo aumentou e a circulação de dinheiro é maior agora. Isso faz a economia do país ser melhor agora¿, opina Lorene.

Mensalão Em 2005, no mesmo ano em que os pais de Emanuel se separaram, Lula também passou por um momento complicado no governo. As denúncias de que parlamentares da base aliada recebiam uma mesada para aprovar matérias de interesse do Executivo estamparam as capas de jornais e revistas em todo o país. Na época, o menino de três anos não entendia a fase difícil que ocorria dentro de casa e na Esplanada dos Ministérios. O divórcio amigável de Rui e Lorene parece ter sido bem absorvido pela criança, mas as sequelas do mensalão quase custaram a reeleição do presidente petista.

¿Nós todos lamentamos muito os casos de corrupção que foram mostrados durante a gestão de Lula. No entanto, o fato de terem sido divulgados é um ponto positivo porque é sinal de que a imprensa tem feito um bom papel e as investigações têm acontecido da maneira adequada¿, pondera Rui.

Emanuel e a irmã, agora, vão viver em uma nova época no país, sob a batuta da ex-ministra-chefe da Casa Civil. Brincando enquanto os pais dão entrevista, as crianças ainda permanecem alheias aos acontecimentos políticos. Rui e Lorene, no entanto, continuam atentos. ¿Dilma me passa uma boa impressão e, independentemente do partido, ela vai receber o país em uma situação melhor do que a de 2003. Espero que ela trabalhe duro para melhorar o serviço público de saúde e que combata a corrupção. Não adianta ter dinheiro saindo de Brasília se a verba não chega na outra ponta. Torço para que os filhos de Emanuel vivam em um lugar melhor do que o país em que ele vive hoje em dia¿, conclui Lorene. (IS)