Título: Petrobras fará unidade de etanol celulósico em julho
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 21/05/2007, Agronegócios, p. B11

A Petrobras refina sua linha de projetos para avançar na área de de biocombustíveis, onde também pretende alcançar a liderança nos próximos anos. Até o fim de julho, a estatal instalará, no seu Centro de Pesquisas (Cenpes), no Rio de Janeiro, uma usina-piloto de etanol lignocelulósico, informou José Carlos Miragaya, gerente da área de biocombustíveis da Petrobras.

A unidade terá capacidade para esmagar 20 quilos de bagaço de cana-de-açúcar ou 20 quilos de torta de mamona por dia. A estatal promove estudos para transformar a celulose em etanol, o que pode aumentar o rendimento da cana para álcool em 40%.

"Nossa meta é liderar em biodiesel e ampliar a participação no segmento de álcool", afirmou Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras Distribuidora, durante o seminário "Bioenergia: fonte de energia para o desenvolvimento sustentável", promovido pelo Valor na sexta-feira. Ela observou que as vendas da estatal de álcool hidratado (para veículos flex fuel) aumentaram 65,8% no primeiro trimestre sobre igual intervalo de 2006 - o mercado cresceu 42,7% - e isso estimulou os investimentos.

Uma das metas da Petrobras é exportar 3,5 bilhões de litros de álcool por ano até 2011. Para alcançar tal capacidade, a estatal avança nas negociações com a japonesa Mitsui para instalar 40 usinas de etanol no país nesse período. Neste ano, segundo Maria das Graças, a meta da empresa é exportar 800 milhões de litros de etanol. Hoje, o volume que utiliza é comprado de 150 usinas contratadas.

A estatal também acelera as negociações externas para ampliar as exportações do etanol brasileiro. Além de vendas já feitas à Venezuela, Estados Unidos, Nigéria e África do Sul, a Petrobras fechou na sexta-feira acordo com a portuguesa Galp Energia para a formação de uma joint venture, que vai incluir negócios com etanol e biodiesel.

A estatal também está investindo US$ 2 bilhões na instalação do alcooduto que vai ligar as regiões Centro-Oeste e Sudeste aos portos.

Na área de biodiesel, a Petrobras conclui neste ano três usinas, que juntas vão produzir 170 milhões de litros/ano. Mas a meta é, até 2011, produzir 855 milhões de litros por ano - o que será alcançado com a instalação de ou sociedade em 15 outras usinas. "A meta é ter mais unidades próprias e parcerias. A empresa já negocia com produtores de diferentes regiões para ter garantia de matéria-prima", disse Miragaya.(CB e Murillo Camarotto, do Valor Online)