Título: Banco do Brasil avança em parcerias com o varejo
Autor: Ribeiro, Alex
Fonte: Valor Econômico, 22/05/2007, Finanças, p. C3
O Banco do Brasil anunciou ontem uma parceria com a rede de móveis e eletrodomésticos Novo Mundo, com forte atuação no Centro-Oeste, para a emissão de até 1,7 milhão de cartões de crédito com a marca da varejista nos próximos cinco anos.
O convênio faz parte da estratégia adotada pelo BB para chegar ao segmento de não-clientes. O banco, que vendia produtos financeiros basicamente para a sua própria base de clientes, decidiu em 2005 seguir os passos dos concorrentes privados, que fecharam parcerias com as grandes redes varejistas, como Casa Bahia e Pão de Açúcar.
Como os bancos privados haviam fechado negócios com os grandes, restou ao BB a estratégia de procurar os líderes regionais - caso das Lojas Maia, forte no Nordeste, e agora da Novo Mundo. Ao todo, já foram fechadas 21 parcerias, e foram emitidos até agora 200 mil cartões de crédito.
A parceria da Novo Mundo é para a emissão de um cartão de crédito conhecido como "private label", no qual a principal marca apresentada é a da rede varejista, com uma pequena marca do BB, que administra as operações, no verso.
O cartão tem alguns diferenciais: garantirá isenção permanente de anuidades e terá aceitação internacional nos estabelecimentos comerciais que operam com a bandeira Visa. O BB vai assumir o risco de crédito das operações, a Novo Mundo vai cuidar da venda dos cartões ao seus 2,2 milhões de clientes cadastrados e os parceiros vão dividir as receitas, numa proporção que não foi divulgada pelas empresas. Os planos são emitir 250 mil cartões neste ano. Numa experiência piloto, já foram emitidos 4 mil cartões em uma semana.
"Essa é a nossa estratégia para chegar novos clientes por meio de outros canais que não os tradicionais, como as agências bancárias e os terminais de auto-atendimento", afirmou o vice-presidente de negócios internacionais e de atacado do BB, José Maria Rabelo.
A parceria não inclui a concessão de crediário, que continua a ser feita pela Novo Mundo com recursos próprios. "Temos a cultura do crédito", disse o diretor-superintendente da empresa, Carlos Luciano Martins Ribeiro. "Começamos a vender móveis com crediário em 1956." Fundada em 1951, a Novo Mundo é uma empresa familiar de capital fechado, com 71 lojas, faturamento de R$ 550 milhões e 2.200 funcionários