Título: Produção de Marlim cai 20,3% no trimestre
Autor: Vilella, Janaina e Schüffner, Cláudia
Fonte: Valor Econômico, 30/05/2007, Brasil, p. A3

Além do aumento dos custos de produção no campo de Marlim, outros fatores contribuíram este ano para a redução da Participação Especial (PE) sobre o maior campo em produção do país. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção da Petrobras no campo de Marlim caiu 20,36% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passando, passando de 39,8 milhões de barris de óleo equivalente (Boe) no trimestre, o que inclui petróleo e gás, para 31,7 milhões de barris. Com isso, a produção média diária do campo foi de 352 mil barris de óleo equivalente no primeiro trimestre deste ano.

Marlim, localizado na Bacia de Campos, foi descoberto pela Petrobras em 1985 e entrou em operação em março de 1991. Segundo a ANP, a queda da produção no campo pode ser explicada pela paralisação de três plataformas no primeiro trimestre do ano para manutenção de equipamentos e adequação ao sistema de medição: P-37 (janeiro), P-18 (fevereiro) e P-19 (março). Com o decréscimo da produção, a receita bruta do campo passou de R$ 4,3 bilhões no primeiro trimestre de 2006 para R$ 3,08 bilhões nos primeiros três meses deste ano. A variação representa uma queda de 40%.

Como o preço do barril de petróleo é cotado em dólar, a valorização recente do real também afetou a arrecadação do tributo. Assim como os royalties, a PE é calculada com base na cotação do barril de óleo cru no mercado internacional, no câmbio e na produção. (JV e CS)