Título: Mercosul e UE podem retomar negociação
Autor: Rocha, Janes
Fonte: Valor Econômico, 29/05/2007, Brasil, p. A6

As negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e a União Européia (UE) poderão ser retomadas em setembro, sinalizou ontem o diretor de negociações comerciais da UE, Karl Friedrich Falkenberg, que iniciou por Buenos Aires um giro pelos países do bloco, segundo informou o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais da chancelaria argentina, Alfredo Chiaradia.

Essa é a primeira reaproximação entre autoridades de ambos os blocos desde o ano passado, depois da suspensão dos diálogos em novembro de 2005, por falta de avanço na negociação de parte dos temas da pauta. Chiaradia frisou que a reunião mantida com o executivo europeu não foi de negociação, porque o Mercosul só negocia via sua presidência - atualmente exercido pelo Paraguai - ou com a presença de todos os países membros.

Ele afirmou, contudo, que o funcionário europeu trouxe disposição para a retomada das negociações. "O mais importante de tudo (que foi discutido) é que, tal como nos sinalizou Falkenberg, apesar de não termos mantido um encontro negociador este ano, a União Européia tem interesse em manter a possibilidade de ter um acordo com Mercosul", disse Chiaradia.

Segundo ele, foi transmitido a Falkenberg que, embora a Argentina não possa falar por seus sócios, a disposição de retomar o diálogo com a União Européia foi claramente apoiada na última reunião de negociadores do Mercosul, realizada semana passada em Assunção.

Chiaradia afirmou que as negociações birregionais foram deixadas de lado este ano devido ao esforço negociador empreendido entre os países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) em torno da atual rodada global de liberalização de comércio. "Coincidimos em que vai ser difícil que possamos ter um encontro negociador antes que termine o período acordado das negociações multilaterais em Genebra, que é julho. Ou seja, estamos dando os próximos dois meses para ver se é possível ao menos terminar as negociações", afirmou Chiaradia.

Como agosto é mês de férias no Hemisfério Norte, a idéia seria retomar os contatos a partir de setembro, quando então a presidência rotativa do Mercosul terá sido passada para o Uruguai.