Título: Nova frente fria ameaça safrinha e oferta de café
Autor: Lima, Marli
Fonte: Valor Econômico, 28/05/2007, Agronegócios, p. B12

A safrinha de milho deste ano no Paraná teve início com riscos de estiagem por conta dos efeitos da La Nina, que tem prejudicado principalmente as plantações do Norte do Estado. Mas a preocupação maior, atualmente, é com a ocorrência de geadas. Na semana passada os agricultores estavam apreensivos com a frente fria que diminuiu as temperaturas em todo o Sul do país.

Nas noites de quarta para quinta e de quinta para sexta-feira, foram registradas geadas em lavouras feitas em baixadas no Paraná. A agrônoma Margorete Demarchi, do Deral, explicou que é cedo para avaliar os danos causados nos milharais. Em sua última avaliação, feita em meados do mês, ela considerou que "de um modo geral o clima vem sendo favorável às lavouras implantadas".

Mas a apreensão quanto ao clima no campo terá um novo capítulo. Uma outra massa de ar frio, tão ou mais intensa que a verificada na semana passada, está sendo esperada para os próximos dias, de acordo com o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-PR). Além do milho, o frio intenso pode prejudicar também lavouras de café.

Na semana passada, a Secretaria da Agricultura informou que 80% das lavouras de milho estavam em fase de risco em caso de ocorrência de geadas. Há preocupação ainda com legumes e verduras, já que o trigo e outros cereais de inverno, como cevada e aveia, apresentam maior resistência às baixas temperaturas.

No caso do café, pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) recomendam que se faça "chegamento de terra" nos troncos com idade de seis a 24 meses. Segundo eles, a terra pode permanecer junto aos troncos até o final de agosto, quando deverá ser retirada manualmente.

Sobre o La Nina, Lazinski comentou que a ocorrência de chuvas foi boa em janeiro e fevereiro, mas mudou em março e passou a ter padrão irregular, abaixo da média. "As previsões indicam que esse fenômeno vai influenciar o clima pelo menos até a primavera e pode continuar até o final do ano". Também haverá baixas temperaturas no fim do inverno e poderá haver geadas tardias em setembro no Paraná, avisa o meteorologista. (ML)