Título: Detalhes da posse de Agnelo
Autor: Medeiros, Luísa
Fonte: Correio Braziliense, 25/12/2010, Cidades, p. 20

FUTURO GOVERNO Em 1º de janeiro, quando assume o Governo do Distrito Federal, o futuro comandante do Palácio do Buriti, eleito em outubro, terá um dia movimentado, repleto de cerimônias oficiais

No próximo dia 1º, o médico cirurgião Agnelo Queiroz (PT) se tornará, oficialmente, o governador do Distrito Federal. O vencedor da corrida eleitoral ao Palácio do Buriti tomará posse do cargo com mandato de quatro anos e salário que poderá chegar a R$ 26,7 mil, caso o reajuste aprovado pela Câmara Legislativa seja autorizado pelo novo chefe do Executivo. O Correio teve acesso aos passos do petista ao longo da cerimônia oficial que colocará o nome dele na história política da capital do país. Depois de receber a faixa governamental do atual gestor, Rogério Rosso (PMDB), Agnelo acompanhará o evento que conduzirá a colega de partido Dilma Rousseff à Presidência da República, na Esplanada dos Ministérios.

Como fez em momentos decisivos da campanha ¿ nos dias da votação do primeiro e do segundo turnos ¿ Agnelo participará de uma missa antes de assumir a tarefa mais importante de sua vida. O ritual deu sorte para o então candidato ao governo local e será repetido na programação do primeiro dia de 2011. Católico praticante, o petista terá a companhia da família e do vice-governador, Tadeu Filippelli (PMDB), na missa, em local ainda não divulgado até o momento.

A cerimônia de posse do novo governador ocorrerá no auditório da Câmara Legislativa, a partir das 10h. Uma hora antes, será a vez dos candidatos eleitos ocuparem as 24 cadeiras do Legislativo do DF. A capacidade do local é de 506 lugares, motivo pelo qual, o evento será restrito apenas a políticos, a convidados e à imprensa. Quem presidirá a sessão solene será o atual vice-presidente da Casa, Cabo Patrício (PT), uma vez que é o único distrital reeleito a integrar a parte da composição da atual Mesa Diretora. Agnelo será recepcionado pelos parlamentares na frente do prédio e por homens do Corpo de Bombeiros do DF.

Buriti Assim que a dupla vitoriosa na eleição entrar no auditório será tocado o Hino Nacional. Em seguida os eleitos farão o juramento de compromisso conforme determina a Lei Orgânica do DF e a Constituição Federal. Depois de tomar posse, Agnelo fará um discurso já como governador. De lá, ele seguirá de carro em direção ao Buriti para a cerimônia de transmissão de cargo, quando Rosso passará a faixa governamental para o petista. Na Câmara será dada continuidade à cerimônia de abertura da nova legislatura. Uma sessão será aberta para realizar a eleição dos cinco integrantes da Mesa Diretora, por volta das 11h. Serão escolhidos o presidente, o vice-presidente, o primeiro, o segundo e o terceiro secretários que irão comandar a Casa nos próximos dois anos (2011 e 2012).

Secretários O comboio oficial chegará à rampa de acesso à sede do governo acompanhado da cavalaria da Polícia Militar. Agnelo e Filippelli serão recebidos por Rogério Rosso e pela vice-governadora, Ivelise Longhi (PMDB). Rosso fará um discurso de despedida e, em seguida, será a vez de o petista declarar algumas palavras. A posse dos secretários e administradores regionais da nova gestão está marcada para ocorrer às 12h30. Em seguida, será tirada a foto oficial do governador com o seu secretariado. Todo o evento será transmitido ao vivo em telões instalados na Praça do Buriti. Por volta das 13h30, Agnelo deve sair do prédio para cumprimentar as pessoas que acompanharão a cerimônia do lado de fora.

Logo após, Agnelo seguirá da sede do governo para o Congresso Nacional para acompanhar, no plenário da Câmara Federal, a posse de Dilma Rousseff (PT), marcada para as 14h30. De lá, ele seguirá para o Palácio do Planalto, onde ocorrerá, por volta das 16h30, no Salão Nobre, a transmissão do cargo ocupado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a colega petista. Uma cerimônia do Palácio do Itamaray encerrará as atividades oficiais em 1º de janeiro, o que deve ocorrer às 18h30.

(Colaborou Roberta Machado)

PROGRESSO DO DF Ao receber o cargo de Rogério Rosso, Agnelo Queiroz repetirá a seguinte frase: ¿Prometo cumprir a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Distrito Federal, observar as leis, desempenhar fiel e lealmente o mandato que o povo me conferiu e trabalhar pela justiça social, pelo progresso e pelo desenvolvimento integrado do Distrito Federal¿.

ATIVIDADE NORMAL A partir de 3 de janeiro, a Câmara Legislativa volta a funcionar, mas somente em meio período, das 13h às 19h. As atividades do plenário retornam ao normal a partir de 1º de fevereiro de 2011.

MEMÓRIA Cinco cerimônias Apesar das cinco décadas de existência, Brasília foi cenário de poucas posses de líderes locais eleitos pelo povo: somente 30 anos após a fundação da capital foi encerrada a era dos governadores biônicos, com a posse, em 1º de janeiro de 1991, de Joaquim Roriz ao segundo de seus quatro mandatos à frente do GDF. Após o discurso, a festa tomou um rumo inesperado. Pessoas que acompanhavam a cerimônia em frente ao Palácio do Buriti invadiram o prédio procurando fugir de um temporal que forçou o cancelamento do show sertanejo que encerraria a programação do evento. As cerca de 2 mil pessoas que lotavam o espaço empunhando bandeiras de campanha do governador eleito receberam os cumprimentos de Roriz após o término da solenidade.

Em 1995, foi a vez de Cristovam Buarque ser empossado, no mesmo dia em que FHC assumia a cadeira da Presidência em seu primeiro mandato. O ex-reitor da Universidade de Brasília havia derrotado nas urnas o então chefe do Executivo local, Joaquim Roriz. Após a troca de faixa, o ex-governador quebrou o protocolo da cerimônia e deixou o Palácio do Buriti pela garagem para evitar a multidão petista que o esperava em frente à rampa principal do prédio. Cristovam prometeu em seu discurso governar para as crianças e assegurou a implantação da sua principal promessa de campanha, a Bolsa Escola, ainda na primeira semana de governo.

Seguiram-se, então, mais dois mandatos de Joaquim Roriz até a eleição de seu sucessor, José Roberto Arruda, que recebeu a faixa em 2007 de Maria de Lourdes Abadia. A primeira mulher a ocupar a cadeira máxima do governo do DF atuou por sete meses como governadora, após a saída de Roriz para a disputa do Senado. Depois da missa na Igreja Dom Bosco, na 702 Sul, o governador eleito discursou na Câmara Legislativa e falou ao povo em frente ao Palácio do Buriti. Em seu discurso, cobrou compromisso ético dos parlamentares. ¿Temos de trabalhar com respeito ao povo que nos elegeu, ao dinheiro público¿, afirmou aos presentes. ¿Precisamos ter cuidado para não desiludir as pessoas, e o que seria pior: deixar que elas transfiram a desilusão com os homens para a própria democracia¿, reforçou. Abadia, que havia sido derrotada nas urnas no ano anterior, prometeu ser a fiscal do governo Arruda. ¿Tome e honre essa faixa. Ela pesa muito e nos conduz para as páginas da história¿, ressaltou na ocasião.