Título: Mercosul começa a definir proposta
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 25/05/2007, Brasil, p. A4

O Mercosul começou a definir uma posição comum para a negociação de produtos industriais na Rodada Doha, incluindo a seleção dos setores sensíveis que serão protegidos de maior corte tarifário. O subsecretário de Comércio Internacional da Argentina, Nestor Stancanelli, disse que entre os sensíveis estão os setores automotivo, têxtil, calçados e de brinquedos. Também químicos e eletroeletrônicos, máquinas e implementos agrícolas têm sido mencionados por outros negociadores.

Essa coordenação entre países com Tarifa Externa Comum (TEC) ocorre a menos de um mês da reunião ministerial entre o Brasil, Estados Unidos, União Européia e Índia, considerada decisiva para o futuro da negociação global. É onde o Brasil terá de apresentar concessão na área industrial, se quiser acordo na agricultura.

Mas Stancanelli acha que não é tarde, porque estima que a posição do Brasil e da Argentina é "sólida" e está refletida no Grupo "Nama 11", que reúne também Índia, África do Sul e outros países emergentes.

A Argentina e a África do Sul são vistos como especialmente duros, não aceitando corte real nas tarifas aplicadas. Mas negociadores da UE começam a repetir que dentro do G-4 o problema principal agora não é agricultura e sim a parte industrial por causa da posição do Brasil e da Índia.

"Esses países não querem aceitar nem coeficiente 20", reclamou um negociador europeu. Esse coeficiente na fórmula de redução tarifária significa que a alíquota máxima consolidada (não realmente aplicada, mas o teto que o país pode impor) cai de 35% para 12,7%.

Como haverá flexibilidade para o país cortar menos as tarifas de determinados produtos, a alíquota máxima na verdade ficaria em 23,9% nesse caso. Americanos e europeus dizem que assim não têm acesso real e não podem vender o acordo para seus exportadores e exigem um coeficiente menor. Stancanelli confirmou que "o fosso ainda é grande" tanto em agricultura como na área industrial.