Título: Brasil revê meta e quer turista que gasta mais
Autor: Campassi, Roberta
Fonte: Valor Econômico, 24/05/2007, Brasil, p. A4

O Ministério do Turismo e a Embratur anunciaram ontem as metas de atração de turistas estrangeiros para os anos de 2007 a 2010. Países como Alemanha, Estados Unidos e Argentina são os principais alvos dentro do chamado "Plano Aquarela" - plano de promoção do Brasil no exterior.

Em 2010, segundo as projeções da Embratur, 7,9 milhões de estrangeiros vão desembarcar no Brasil, diante dos 5,02 milhões de 2006. Embora aponte para um aumento de quase 60%, a projeção fica aquém da meta que havia sido estabelecida em 2003, ano de criação do Ministério do Turismo. Naquela época, previa-se que já em 2007 o Brasil receberia 9 milhões de turistas internacionais.

Os objetivos da Embratur também incluem elevar os gastos dos estrangeiros em 5% ao ano até 2008. Depois disso, a taxa de crescimento deve subir para 8%. Hoje, um turista internacional gasta em média US$ 860 durante sua estadia no país. Em 2000, esse valor era de US$ 341, o que significa dizer que o crescimento médio nos últimos seis anos foi de 16%.

A apresentação das metas foi feita pela ministra Marta Suplicy à Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

A Embratur calcula que precisará de US$ 64 milhões este ano para as ações de promoção. Pela União, o órgão já tem garantidos R$ 85 milhões, ou perto de US$ 40 milhões. O restante da verba será conseguido junto aos Estados e à iniciativa privada. Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, já existem algumas parcerias firmadas, uma delas com a companhia aérea portuguesa TAP. O dinheiro financia principalmente a participação do país em feiras de turismo internacional e as campanhas publicitárias da "marca Brasil".

"Durante a primeira fase do Plano Aquarela, o objetivo era colocar o Brasil na prateleira e construir um relacionamento com os agentes de viagens internacionais", afirma Jeanine. "A partir de agora, o foco será o cliente final". Segundo a presidente, 70% da verba disponível será destinada à publicidade em veículos de comunicação e à elaboração de conteúdo editorial.

Segundo a Embratur, alcançar as metas depende de uma série de fatores, como a evolução da taxa de câmbio, a oferta de vôos para o Brasil e a infra-estrutura de aeroportos e estradas. Um dos pontos fundamentais é a flexibilização dos processo de emissão de vistos aos estrangeiros.