Título: Câmara cria movimento de combate à corrupção
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/05/2007, Política, p. A10

Assustados com os seguidos esquemas de corrupção com participação de deputados, desmanchados pela Polícia Federal, os líderes partidários se reuniram ontem com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e criaram um movimento de combate à corrupção. Na semana passada, a PF deflagrou a Operação Navalha, na qual prendeu 48 pessoas acusadas de envolvimento com fraudes em licitações. As investigações apontam para a participação de congressistas no esquema.

Depois de três horas de debate na casa do presidente da Câmara, não foi divulgada nenhuma proposta. Ficou definido que haverá novo encontro na terça-feira com sugestões dos diferentes partidos sobre o tema. Ontem, sobraram promessas de melhoria e empenho. "Pretendemos é viajar, discutir com as pessoas, com as centrais sindicais, com as organizações não-governamentais, para que nos dêem instrumento à indignação da sociedade", disse Chinaglia. "É questão de sobrevivência da espécie. O parlamento precisa reagir", disse o líder do governo, deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE).

Onyx Lorenzoni (DEM-RS), líder de seu partido, diz que as propostas da legenda tratarão do Executivo, do Judiciário e do Legislativo. E os partidos pretendem recorrer fortemente à sociedade civil para ter respaldo para fazer as alterações. "Ou nós nos unimos, oposição e governo, ou não vamos vencer a corrupção", disse Onyx. "Vamos ter de enfrentar os interesses de cada cada grupo", disse Múcio. (TVJ)