Título: Carne bovina ilegal apreendida em SC
Autor: Jurgenfeld, Vanessa
Fonte: Valor Econômico, 24/05/2007, Agronegócios, p. B11

O Ministério da Agricultura apreendeu ontem, no Porto de Itajaí (SC), 700 toneladas de carnes bovinas que estavam em contêineres com certificados de inspeção sanitária falsificados. O ministério não divulgou o nome da empresa e nem os destinos das carnes, mas há rumores de que seriam cargas de São Paulo provenientes de duas razões sociais pertencentes a um mesmo grupo.

A apreensão ocorreu poucos dias depois da chegada de uma missão de fiscais russos, que visitou entrepostos e frigoríficos brasileiros e proibiu algumas unidades de embarcar carnes para aquele país. A informação extra-oficial era de que havia fraudes nas operações. Uma reunião técnica entre a missão e dirigentes do ministério para discutir estas supostas fraudes estava marcada para ontem, mas foi adiada para amanhã, em São Paulo.

Segundo o fiscal agropecuário federal Luiz Gustavo Balena Pinto, que acompanhou a apreensão em Itajaí, as cargas estavam em 25 contêineres e houve diferença que chamou a atenção como o peso líquido da carga, que divergia entre o que constava na nota fiscal e aquilo que foi pesado no momento de chegada da carga ao porto. Há casos, por exemplo, de quatro contêineres cuja sobrecarga é de 5,5 toneladas.

Balena afirma que a fiscalização foi de rotina e que as cargas ficaram 60 dias no porto para procedimentos burocráticos de apreensão e investigação. Ele explica que o ministério descarta que o sistema de emissão de certificados oficiais tenha sido burlado para a falsificação.

De acordo com Balena, a apreensão mostra que o sistema de fiscalização é seguro, mas nega que ela tenha relação com a vinda de uma missão russa, em uma tentativa de provar o bom funcionamento do sistema de fiscalização brasileiro à comunidade internacional. "Ela tomou uma dimensão maior por conta do seu volume", diz.