Título: Barnabé-Bagres somaria 120 milhões de toneladas
Autor: Rodrigues, José
Fonte: Valor Econômico, 23/05/2007, Empresas, p. B8

Outro projeto importante para o posto paulista é o Barnabé-Bagres, na margem esquerda. O documento-base se encontra no Ministério dos Transportes desde 1999 e o plano tem a perspectiva de ampliar em 120 milhões de toneladas a capacidade do porto. Pela sua grandiosidade, é uma intervenção a ser maturada em mais de uma década, a partir de agora.

Barnabé e Bagres são duas pequenas ilhas junto ao estuário, a primeira já em grande parte ocupada por terminais de líquidos. A segunda encontra-se intacta. Entre ambas, uma bacia marítima, com retaguarda em manguezal. A Codesp precisa de R$ 3 milhões para iniciar os estudos de viabilidade técnica, financeira, econômica e ambiental do projeto, diante das inovações e realidades que atingiram o porto, conforme seu diretor comercial, Fabrízio Pierdomenico. Entre as possibilidades aventadas está a de ser um porto-indústria.

O projeto tem atraído o interesse de investidores estrangeiros. Os japoneses foram os primeiros. Mas recentemente investidores americanos, intermediários de capitais internacionais, estudaram o projeto. A possibilidade de o Brasil obter a classificação de "investment grade", ampliou as visitas de investidores estrangeiros ao porto, interessados em projetos tocados por empresas de capital aberto.

Barnabé-Bagres significará a construção de 11 mil quilômetros de cais, em forma de dársenas, praticamente duplicando a capacidade atual do porto. Sua localização, com saída próxima ao sistema Anchieta-Imigrantes, favorece o projeto. O investimento é estimado em R$ 2 bilhões e poderia abrir 20 mil empregos diretos na sua operação. (JR)