Título: Argentinos e brasileiros discutem hoje em Buenos Aires pendências comerciais
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 31/05/2007, Brasil, p. A6

Com o aumento do fluxo comercial (exportações mais importações) para cerca de US$ 20 bilhões este ano, cresce, na mesma proporção, o número de pendências entre Brasil e Argentina.

Autoridades dos dois países se reúnem hoje, em Buenos Aires, para discutir temas delicados que abrangem desde a ameaça dos argentinos de sobretaxar copos, vasos, jarras e outros produtos de vidro brasileiros por dumping até a cobrança diferenciada de pedágio nas rodovias do país vizinho para as transportadoras brasileiras. Empresas argentinas pagam menos, o que viola as regras internacionais de transportes.

O leque de reclamações do Brasil se estende ao processo de licenciamento não-automático no desembaraço de produtos da linha branca naquele país. Tal procedimento dificulta o ingresso das mercadorias e é vista por fontes do governo brasileiro como uma forma de protecionismo, para compensar a recusa do Brasil ao pedido de prorrogação dos acordos que limitavam as exportações brasileiras para o mercado argentino.

Outro ponto delicado diz respeito à queixa do Brasil de que o governo argentino estaria subsidiando os produtores argentinos de trigo e farinha. Esses itens chegam ao mercado brasileiro mais baratos, prejudicando a indústria local. "No caso dos produtos de vidro e do trigo, estamos estimulando acordos entre os setores envolvidos", disse o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, que representará o Brasil na reunião.