Título: Prêmio reconhece trabalho de professores
Autor: Torikachvili, Silvia
Fonte: Valor Econômico, 31/05/2007, Caderno Especial, p. F2

O prêmio Ethos-Valor cresceu, multiplicou os participantes e incluiu nesta sétima edição também os professores universitários. Assim, além dos prêmios para a graduação e para a pós-graduação, agora são também contemplados professores de diversas áreas acadêmicas que podem concorrer nas subcategorias Artigo de Pesquisa, Plano de Ensino e Projeto de Extensão.

Para Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, incluir os professores foi um processo natural, já que tal como os alunos eles também estão sensibilizados para as discussões sobre responsabilidade social e desenvolvimento sustentável dentro das universidades.

"Foi um movimento de baixo para cima", compara Young. "Os alunos sensibilizaram os professores, que sensibilizaram a academia e o PEV criou a rede de professores". E o movimento vem se reproduzindo em várias escalas: a rede de professores passou a trocar experiências, a circular artigos; e todos passaram a conhecer em que estágio estava cada uma das escolas. "A partir da sensibilização do PEV, a academia passou a apresentar uma produção enorme", diz.

O reconhecimento do orientador dá uma nova dimensão ao PEV - que teve início numa época em que a responsabilidade social era um tema esporádico. "Os trabalhos cresceram no tratamento da responsabilidade social, mas ainda temos um longo caminho a percorrer", diz Young. "A boa notícia é que os jovens estão se sensibilizando e, junto com eles, os professores; assim estamos formando uma geração de multiplicadores."