Título: Mantega vê "exagero" em custos da corrupção
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/06/2007, Brasil, p. A5

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou a estimativa segundo a qual União, Estados, Distrito Federal e municípios perdem cerca de R$ 40 bilhões por ano com a atuação de cartéis nos processos de compras públicas. A projeção foi feita pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça.

"Há certo exagero no tamanho dos desvios da corrupção. Não acredito em volume tão grande. É uma estimativa, não é um valor aferido", disse Mantega. Para o ministro, o cálculo da SDE parece com as previsões de alguns economistas. "Eles dizem que acham que um déficit vai ser de tanto, mas não é algo preciso." A assessoria do Ministério da Justiça foi procurada ontem para comentar as críticas de Mantega, mas não foi possível obter uma manifestação do ministro Tarso Genro.

Na interpretação do ministro da Fazenda, as pessoas nunca poderão dizer exatamente quanto é o nível de corrupção, porque isso só é conhecido quando se faz alguma apreensão ou quando se consegue achar as irregularidades.

Segundo a SDE, o cálculo tomou como base os R$ 300 bilhões que o poder público em todos os níveis gasta por ano. Além disso, o sobrepreço típico dos cartéis varia de 25% a 40% e um terço dos fornecedores está em segmentos concentrados, o que facilita as associações ilegais entre concorrentes.

Boa parte das compras do governo, segundo Mantega, está no sistema chamado ComprasNet. A maior parte das compras é feita pelo Ministério da Saúde por meio de sistemas informatizados. "É muito difícil burlar. Estamos melhorando a fiscalização e detectando casos de corrupção." (AG)