Título: Iniciada a partilha das administrações
Autor: Medeiros, Luísa; Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 28/12/2010, Cidades, p. 25

Depois de fechada a equipe do primeiro escalão, os nomes dos comandantes das 30 cidades do Distrito Federal começam a ser definidos. Expectativa é que Agnelo Queiroz oficialize hoje as indicações »

Encerrada a composição do primeiro escalão do governo de Agnelo Queiroz (PT), chegou a vez de delimitar o espaço político que cada força partidária conquistará na segunda fase de nomeações para cargos da estrutura administrativa da próxima gestão. Intensas negociações nos últimos dias trataram do cobiçado comando das administrações regionais e das empresas públicas do Governo do Distrito Federal (GDF). Apesar do novo chefe do Executivo ainda não ter anunciado oficialmente, interlocutores do petista dão como certo o preenchimento de algumas vagas. A expectativa é que hoje os nomes sejam oficializados, até porque, os escolhidos tomarão posse neste sábado, logo após Agnelo receber a faixa de Rogério Rosso (PMDB).

Os futuros administradores dos três maiores colégios eleitorais do DF, Ceilândia, Taguatinga e Brasília, já estão definidos. O PT manterá sob sua influência a coordenação da cidade que ajudou a catapultar Agnelo nas pesquisas de intenção de voto durante a campanha. O secretário-geral do diretório regional do PT, Aridelson Sebastião de Almeida, será o novo administrador de Ceilândia. O militante desempenhou papel fundamental para angariar votos na região ao então candidato petista.

Outro desejado cargo do segundo escalão do governo, a Administração de Taguatinga, ficará com o pastor evangélico Daniel de Castro, ex-subchefe de gabinete do deputado distrital Benedito Domingos (PP) e ex-secretário-geral da legenda no DF. Ele ficou responsável pela articulação política com os variadas vertentes do segmento religioso, que sempre reivindicou ao então candidato participação ativa à frente da administração pública. O senador Gim Argello (PTB) pleiteava a nomeação, mas acabou sendo neutralizado pelo grupo majoritário.

A administração de Brasília ficará a cargo do advogado Messias de Souza, que faz parte da cota do PCdoB. Em 2006, foi suplente de Agnelo na disputa ao Senado Federal. A concorrida vaga foi alvo de muitos candidatos. Lançaram-se ao posto o ex-administrador Ricardo Pires (PPS) e a prefeita do Conic, Flávia Portela (PMDB), mas quem recebeu e aceitou o convite feito pelo governador eleito foi o colega comunista.

Polêmica Durante a campanha, Agnelo prometeu não fazer das administrações regionais redutos eleitorais dos deputados distritais. Ele disse também que os escolhidos deveriam ser moradores da cidade. Na prática, os compromissos assumidos não serão seguidos à risca, mas poderão ser aplicados em determinadas situações. A definição do comando da Administração do Recanto das Emas é um bom exemplo disso. Tradicionalmente indicado pelo distrital Rôney Nemer (PMDB) ¿ morador e político sempre bem votado na cidade ¿ desta vez o cargo será preenchido por um nome do PT. A secretária-geral do Sindicato dos Empregados no Comércio do DF (Sindicom-DF), Geralda Godinho, é a nova titular da função.

Riacho Fundo II também é outra localidade cobiçada pelo PMDB. Resta saber se o distrital Benício Tavares emplacará a indicação. Já a vizinha Riacho Fundo II está sob o cortejo de parlamentares do PTB. A polêmica em torno do comando das duas cidades é aprofundada pelas acirradas disputas políticas. Confusões e brigas entre rorizistas e petistas marcaram a campanha de Agnelo no local. Escolher um nome capaz de blindar os embates partidários será um grande desafio para o futuro governador.

OS MAIS COTADOS

Cruzeiro » Antigo reduto petista, o Cruzeiro deve ficar na cota do PT. Arlete Sampaio, futura secretária de Desenvolvimento Social, deve sugerir um nome.

Gama » Base eleitoral do deputado Cabo Patrício (PT), que deve comandar a Câmara Legislativa, o Gama também é muito querido pelo governador eleito. O administrador deve ser da cota pessoal de Agnelo.

Guará » A administração deve ficar na cota do deputado Alírio Neto (PPS), futuro secretário de Justiça e Cidadania, que tem base eleitoral na cidade. A indicação entrou na negociação pela eleição de Cabo Patrício, presidente da Câmara.

Planaltina » A cidade será administrada por nome indicado pelo deputado distrital eleito Cláudio Abrantes (PPS), que tem base eleitoral na cidade.

Riacho Fundo I » O deputado Cristiano Araújo (PTB) deve sugerir o novo administrador. O cargo foi oferecido ao ex-deputado Peniel Pacheco (PDT), mas a princípio ele não aceitou.

Riacho Fundo II » O nome será escolhido pelo deputado distrital Benício Tavares.

Samambaia » Deve ficar na cota do PT. A indicação será do deputado distrital eleito Wasny de Roure (PT).

Santa Maria » Cota do PMDB, o nome será escolhido pelo vice-governador Tadeu Filippelli.

São Sebastião » O PSB deve indicar o novo administrador. É interesse da legenda neutralizar o poder que o deputado Rogério Ulysses, expulso do partido depois de ter o nome citado na Operação Caixa de Pandora, tem na cidade.

Sobradinho » Indicação do deputado federal eleito Paulo Tadeu (PT). O futuro secretário de Governo mora na cidade onde tem base eleitoral.

Sobradinho II » O administrador será indicado pelo distrital eleito Dr. Michel (PSL).

Vicente Pires » Pode entrar na cota do PTB. É uma das reivindicações do senador Gim Argello.