Título: Vice é pressionado a viajar para João Paulo assumir presidência
Autor: Daniel Rittner
Fonte: Valor Econômico, 17/01/2005, Política, p. A6

Setores do governo começaram a montar nos bastidores uma articulação para levar por alguns dias, no fim de janeiro, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) à Presidência da República. A idéia é dar a ele uma espécie de "prêmio de consolação", por estar impedido de reeleger-se presidente da Câmara e enfraquecido na disputa por um posto de primeiro escalão na reforma ministerial. Como tem pretensões de entrar na corrida pelo governo do Estado de São Paulo em 2006, João Paulo receberia ampla vitrine pelo curto período em que despacharia no terceiro andar do Palácio do Planalto. O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, está sendo pressionado a deixar o país para abrir espaço ao deputado. Alencar resiste à idéia, lembrando que não encontrou nenhum compromisso internacional neste mês. Ele pode tornar-se o maior inconveniente à operação, já que precisa estar fora do território brasileiro para que João Paulo assuma. É para o fim de janeiro, entre os dias 26 e 30, que está marcada a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já anunciou que vai participar. Será uma das últimas oportunidades para que João Paulo se torne interinamente o chefe de Estado, antes da retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro, com a eleição de uma nova mesa diretora na Câmara. Para Davos, Lula usará pela primeira vez em viagens internacionais o novo A319-CJ Santos Dumont, que chegou no sábado a Brasília. A aquisição dispensou licitação e custou US$ 56 milhões, mas o Comando da Aeronáutica aproveitou a chegada da aeronave para rebater as críticas ao governo e demonstrar que há economia para o cofres públicos no longo prazo. O jato será amortizado em um período máximo de 11 anos, segundo os militares. O novo avião tem um custo médio, por hora de vôo, de US$ 2.155. A aeronave que era utilizada até agora nas viagens do presidente, o Boeing 707 apelidado de Sucatão, custava US$ 7.331 por hora de vôo. De acordo com os cálculos apresentados pela Aeronáutica, a média de viagens de Lula nos últimos dois anos aponta uma economia US$ 5,2 milhões anuais com o Airbus. O avião será usado também nas viagens domésticas de Lula.