Título: Dificuldades com licença ambiental aumentaram, diz CNI
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/06/2007, Brasil, p. A2

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) revela que 79% dos empresários consultados já tiveram problemas para obter licenciamentos ambientais. A maioria das queixas está relacionada com a demora na análise dos projetos e os altos custos financeiros para atender as exigências. Foram consultadas 1.491 empresas de todos os portes entre 30 de março e 20 de abril deste ano.

Conforme dados da terceira Sondagem Especial sobre Meio Ambiente realizada pela entidade, esse percentual de empresários que reportaram dificuldades aumentou 5,7% em relação a 2005, quando havia sido feita pesquisa sobre o tema. Dentre as empresas consultadas que mantiveram contato com órgãos ambientais, 68,8% afirmaram ter tido problemas com essas entidades.

Consultados sobre os principais problemas enfrentados, 66,9% dos empresários citaram em primeiro lugar a demora na avaliação dos processos. Em seguida aparecem os gastos para cumprir as exigências, item que foi apontado por 52% dos entrevistados. As dificuldades em identificar e atender os critérios exigidos pelas leis ambientais aparecem como o terceiro problema mais comum, assinalado por 42,6% das empresas.

O setor que apontou mais dificuldades foi o de álcool, em que 100% dos empresários responderam ter encontrado problemas para solicitar licenças. No setor de refino de petróleo, esse percentual foi de 90,9%, seguido de minerais não-metálicos, onde 90,1% dos industriais se pronunciaram da mesma forma.

Quando questionados sobre a adoção de normas de gestão ambiental em suas empresas neste ano, 75,5% responderam positivamente, fatia 4,5% maior do que nos dois anos antes. O setor com mais respostas nesse sentido foi o de refino de petróleo, em que 100% dos empresários afirmaram ter adotado gerenciamentos ambientais.