Título: Planos de previdência são o novo alvo da Mongeral
Autor: Vieira, Catherine
Fonte: Valor Econômico, 18/06/2007, Finanças, p. C5

Com o objetivo de crescer 25% neste ano, a seguradora Mongeral aposta nos segmentos de planos de previdência instituídos e na expansão de vendas desse tipo de produto para profissionais liberais.

Os planos instituídos são aqueles que não precisam de uma empresa patrocinadora e podem ser formados por sindicatos, grupos e entidades de classe.

Segundo o presidente da seguradora, Helder Molina, as parcerias com fundos de pensão multipatrocinados, como a Petros e outras seguradoras, como a Icatu, são caminhos abertos para ajudar a crescer nesses segmentos. "Não deixamos de lado nossa atuação junto aos servidores públicos, mas estamos agregando novos nichos nos últimos anos", diz Molina.

Outro mercado no qual a empresa está entrando é o do resseguro, por meio de uma parceria com o IRB Brasil Re e com a resseguradora internacional Transamérica. Nesse segmento, a idéia é desenhar novos produtos e também gerenciar o risco da própria carteira de forma mais eficiente.

No primeiro trimestre deste ano, os ativos totais da Mongeral tiveram expansão de 71% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da empresa, e chegaram a R$ 208,5 milhões. No fim de 2006, a empresa contava com ativos de R$ 188 milhões.

As reservas técnicas da companhia alcançaram R$ 134,5 milhões nos três primeiros meses do ano e a receita total subiu 50% em relação ao primeiro trimestre de 2006, chegando a R$ 71,1 milhões no trimestre.

Ao longo de todo o ano de 2006, as receitas da empresa foram de R$ 224,7 milhões. As vendas foram 20% maiores no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2005.

O Mongeral Cred, parceria com o Unibanco para atuar no crédito consignado, passou a ser oferecido para todo o país em janeiro e, segundo Molina, alcançou uma carteira de R$ 6 milhões no mês de março. Uma das empresas mais antigas do país, a Mongeral foi criada em 1835 e até 2005 atuava basicamente junto a funcionários públicos civis e militares, mas vem ampliando o escopo de atuação nos últimos anos.

Para Molina, o segmento de planos instituídos, tem se mostrado como um dos mais promissores. "Temos toda uma expertise na área comercial que está se mostrando essencial para esses novos planos", acredita o executivo. "A previdência é um produto que precisa ser vendido, a procura não é tão espontânea, mesmo nesses planos instituídos, é aí que temos agregado nossa experiência", afirma o presidente da companhia.

No mês passado, a Mongeral superou a marca de cinco mil participantes captados para o plano da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção São Paulo. A Mongeral tem parceria com outras seccionais da ordem de advogados em mais dez estados, com total superior a 20 mil participantes, de acordo com Molina.

No ano passado, a Mongeral também estabeleceu parceria com a Petros para fazer a parte de venda dos planos instituídos administrados pelo fundo de pensão, como o CulturaPrev. Outra parceria foi estabelecida com a Icatu Hartford. "Com esse modelo começamos a entrar no segmento de venda de PGBL e VGBL principalmente para profissionais liberais, além de toda família de produtos vida que já temos", conclui Molina.

O segmento de seguros de vida é outro que ele considera como de alto potencial. Para Molina, com a sofisticação desses produtos o brasileiro pode passar a usar mais os seguros de vida como forma de planejamento do futuro, inclusive sucessório, assim como ocorre em outros países, como nos Estados Unidos.