Título: Sem-terra evitam convite a presidente
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 12/06/2007, Política, p. A8

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) decidiu não convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o 5º Congresso Nacional do movimento, que começou ontem, em Brasília, com cerca de 15 mil sem-terra. A avaliação dos coordenadores do MST é que, com um microfone em mãos, o petista tem tudo para empolgar os sem-terra e, ao mesmo tempo, colocar em risco o tom crítico que o congresso quer dar ao governo. O efeito seria mais devastador ao MST diante da possibilidade de os militantes levarem o recado de Lula aos seus acampamentos e assentamentos - espalhados em 24 Estados.

Até sexta-feira, quando termina o congresso, a idéia do movimento é organizar uma marcha até a praça dos Três Poderes e concentrar ao menos 15 mil sem-terra em frente ao Planalto. Diante disso, com a pressão do outro lado da rua, Lula receberia em seu gabinete um grupo de dirigentes dos sem-terra.

O MST tem cobrado encontro com Lula desde 2006. O presidente tem resistido em recebê-los. No mês passado, conversa reservada chegou a ser agendada para a residência da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), mas foi cancelada devido à Operação Navalha da Polícia Federal.

Em 1985, por exemplo, Lula representou o PT no primeiro congresso nacional do movimento, em Curitiba. A relação entre eles, porém, vem se acirrando nos últimos anos. De um lado, Lula se transformou num crítico às metas quantitativas de assentamentos e às ações simbólicas do MST, como a recente invasão à usina hidrelétrica de Tucuruí.

Por outro lado, o movimento, entre outras críticas, faz propaganda contra a política de incentivo do governo à produção de biocombustíveis e reclama que seus acampados (cerca de 140 mil famílias) não foram atendidos até agora. No atual congresso, o MST quer denunciar o avanço conjunto do latifúndio, do capital financeiro e das empresas transnacionais no campo.

Para a abertura do evento, que ocorreria na noite de ontem, nenhum integrante do governo nem de partido recebeu convite oficial. Só entidades convidadas iriam ao microfone, entre elas Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Conlutas (ligado ao PSTU) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Uma megaestrutura foi erguida pelo MST no centro de Brasília para receber os integrantes do movimento, vindos de 24 Estados. O aparato inclui 24 cozinhas (uma para cada Estado), 350 chuveiros e 200 banheiros químicos, além de barracos que, juntos, somam 31 mil m² de lona - equivalente a quatro campos de futebol.

O governo do Distrito Federal cedeu o principal ginásio da cidade ao evento e o estacionamento para a montagem dos barracos. Haverá ainda um espaço para atividades com os filhos dos militantes - são esperadas cerca de 1,5 mil crianças.