Título: Renan entrega defesa ao Conselho de Ética
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 12/06/2007, Política, p. A9

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado pode encerrar o processo por suposta quebra de decoro contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), ainda em junho e sem ouvir nenhum depoimento. Renan foi notificado ontem da investigação e, no mesmo dia, encaminhou ao relator, Epitácio Cafeteira (PTB-MA), documentos em sua defesa, por meio do advogado Eduardo Ferrão.

Cafeteira recebeu formalmente do presidente do conselho, Sibá Machado (PT-AC), pela manhã, a representação do P-SOL contra Renan. À tarde disse que estava "bem avançado" na análise do processo e sinalizou disposição para encerrar logo o caso. "Tem que examinar com critério, mas não tem razão para ficar esticando muito", disse.

O P-SOL pede que o conselho investigue eventual quebra de decoro por parte de Renan, pelo fato de ter feito pagamentos pessoais à jornalista Mônica Veloso, mãe de sua filha de três anos, por intermédio do lobista da empreiteira Mendes Júnior, Cláudio Gontijo.

A suspeita é que os recursos repassados sejam da empresa. Renan nega e, em sua defesa, apresentou declarações de renda e extratos bancários para provar que tem condições financeiras de arcar com os gastos. Gontijo prestou depoimento ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP). Integrantes do conselho avaliam se os esclarecimentos dados por ele foram suficientes.

Para Sibá, Gontijo não tem o que acrescentar. Quanto à Mônica, há resistência dos senadores de chamá-la para depor. Além de considerar que ela já deu sua versão em entrevistas, eles temem constrangimentos com a exposição da questão pessoal. Sibá acredita que o conselho encerre o caso em duas semanas.