Título: Agnelo faz últimos ajustes na equipe
Autor: Medeiros, Luísa
Fonte: Correio Braziliense, 30/12/2010, Cidades, p. 29

A dois dias da posse, governador eleito anuncia o 31º secretário de sua gestão, que tratará dos problemas do Entorno. Além do diretor do Detran e da chefe da Polícia Civil, Agnelo oficializa o nome de mais nove administradores regionais

O governador eleito, Agnelo Queiroz (PT), confirmou ontem mais 12 nomes da estrutura do primeiro e do segundo escalão de sua gestão. A surpresa ficou por conta do anúncio do 31º secretário, que coordenará a pasta do Entorno, que será criada pelo petista. O comando da estrutura ficará á cargo do ex-distrital Bispo Renato (PR), cujo partido migrou para a base aliada do petista. Conforme adiantado na edição de ontem do Correio, a delegada Mailine Alvarenga, atual titular da Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI), foi confirmada como diretora-geral da Polícia Civil do DF. É a primeira vez que uma mulher ocupará o cargo na corporação. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) será comandado por um servidor concursado do órgão, o sindicalista José Alves Bezerra, secretário-geral do Sindicato dos Servidores Trabalhadores do Detran, licenciou-se da função há mais de um ano para trabalhar na campanha de Agnelo.

A criação da Secretaria do Entorno é uma das promessas de campanha do futuro chefe do Executivo local. Com a nomeação, Agnelo trouxe para o governo o PR, partido do médico Jofran Frejat, que foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-governador e rival de Agnelo, Joaquim Roriz (PSC). Ao todo, a gestão de Agnelo terá 11 secretarias a mais do que a de José Roberto Arruda. O chefe da pasta do Entorno terá como missão atrair para as cidades que fazem divisa com o DF os segmentos industriais que utilizam mão de obra de forma intensiva ¿ como os setores de alimentação, metalurgia e mobiliário. A secretaria defenderá a criação da região metropolitana de Brasília, que pode dar liberdade para uma parceria dos governos do DF e de Goiás, com apoio do governo federal, sem precisar mudar o mapa.

Pela primeira vez na história do DF, uma delegada estará na direção-geral da corporação. Atualmente, Mailine é titular da Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI), mas já esteve à frente da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente. A escolha foi feita pelo próprio governador eleito, com a aprovação do futuro secretário de Segurança Pública, Daniel Lorenz.

O servidor do Detran-DF José Alves Bezerra, licenciado há um ano do sindicato da categoria para para trabalhar na pré-campanha de Agnelo, integrou a equipe de segurança do candidato ao Palácio do Buriti. Ele disse ontem ao Correio que uma das primeiras medidas de sua gestão será diminuir o tempo de espera dos brasilienses por serviços no órgão. ¿As filas de atendimento e de vistoria de carro serão reduzidas para que o cidadão não fique mais de 30 minutos esperando. Contrataremos mais funcionários por concurso público¿, afirmou ele, dizendo que o sistema de informática do órgão também será modernizado.

Segundo escalão Os administradores regionais de mais nove cidades do DF também foram oficializados ontem. Ao todo, já foram anunciados 19 nomes e a expectativa é que hoje Agnelo decida sobre o comando das 11 administrações restantes. Há predominância de nomeações petistas no segundo escalão. Dos nove nomes sugeridos, quatro fazem parte da cota do PT. O vice-presidente da legenda, Risomar Carvalho, estará à frente da Administração de Samambaia. José Benevenuto Estrela (PT) chefiará o Park Way. Ele derrubou a indicação do PPS em prol de Antônio Girotto, ex-administrador da cidade.

O partido do futuro secretário de Justiça do DF, o distrital reeleito Alírio Neto (PPS), fisgou as administrações de Planaltina e do Guará. Nilvan Pereira de Vasconcellos e Carlos Nogueira da Costa são os escolhidos para os cargos, respectivamente. O Guará era uma cidade visada pelo PT, mas o acordo entre os aliados reservou a região ao PPS.

O PTB fez parte da coligação que elegeu Agnelo. A sigla, no entanto, ainda não foi contemplada com nenhuma fatia da estrutura do novo governo. O senador Gim Argello, presidente regional do partido, estava de olho na indicação para a Administração de Vicente Pires, mas o posto ficou com a artista plástica Maria Celeste Rego Liporoni, do PT. Depois de ter perdido a Administração do Recanto das Emas, o PMDB do vice de Agnelo, Tadeu Filippelli, a Administração Regional do Santa Maria. Márcio Gonçalves Ferreira (PMDB), líder comunitário da cidade, será o novo administrador.

Ao contrário do ventilado nos últimos dias, o PSB do senador eleito Rodrigo Rollemberg não ficou com a Administração de São Sebastião. O ex-filiado deputado Rogério Ulysses, expulso do partido depois de ter o nome citado na Operação Caixa de Pandora, mantém forte influência no local. O poder dele foi neutralizado com a indicação da líder comunitária Janine Rodrigues Barbosa (PTC). O padrinho dela é o distrital eleito, o ex-diretor do Senado Agaciel Maia (PTC).

A Administração do Lago Sul ficará sob a tutela de Abdon Henrique, empresário e amigo pessoal de Agnelo Queiroz. Ele foi administrador de Taguatinga e do Lago Sul no governo Cristovam Buarque (PDT), é ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit) e membro da Academia Taguatinguense de Letras.

PM mais moderna

Cotado para ser o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, o coronel Paulo Roberto Witt Rosback disse ontem ao Correio que, caso seja confirmado no cargo, pretende modernizar a corporação e voltá-la para o atendimento às necessidades da sociedade. ¿Estamos preocupados com a questão social, o consumo de drogas e a segurança nas áreas próximas as escolas¿, afirmou. Sobre os postos policiais criados na gestão de José Roberto Arruda, Rosback contou que os serviços prestados atualmente serão otimizados. ¿Não vamos tirar tudo. Muitos postos viraram referência para a população local. Faremos um levantamento para saber quais unidades são úteis, ouviremos a comunidade e daremos condições estruturais e de mobilidade para o policial trabalhar¿, adiantou.

Paulo Roberto Witt Rosback atualmente trabalha na área de inteligência da PM-DF, mas tem no currículo passagem por diversos batalhões da corporação, como o de Planaltina, o do Gama, o de Sobradinho e o Batalhão Escolar. Ele também trabalhou na equipe de segurança pessoal do ex-governador do DF Cristovam Buarque e na equipe de campanha de Agnelo Queiroz ao Palácio do Buriti. Nas duas vezes, o coronel licenciou-se do cargo e tirou férias. O nome dele deve ser anunciado hoje pelo futuro governo.

Ao contrário da PM-DF, ainda está em aberto a vaga para o comando do Corpo de Bombeiros do DF. A cadeira está sendo cobiçada por vários aliados de Agnelo, o que está dificultando a escolha do governador. Um nome ventilado para o cargo foi o do coronel Márcio de Souza Matos, cuja indicação conta com apoio da distrital eleita Erika Kokay (PT). No entanto, ele não é consenso entre alguns colegas de corporação. (LM)