Título: Alvo prioritário são pequenos empresários
Autor: Moreira, Talita
Fonte: Valor Econômico, 12/06/2007, Empresas, p. B3

Pequenas e médias empresas são os alvos mais costumeiros dos provedores de voz sobre IP. Esse grupo constitui um filão interessante porque é numeroso, sensível a preços e geralmente não se encaixa no que as concessionárias de telecomunicações classificam de mercado corporativo - onde figuram clientes de maior porte.

Boa parte das empresas que oferecem voz sobre protocolo de internet disputa a preferência de escritórios, profissionais liberais e companhias médias que necessitam fazer ligações interurbanas para fornecedores e clientes. Para os grandes assinantes empresariais, as teles tradicionais já oferecem, há muitos anos, soluções em voz sobre IP, mas as pequenas empresas passam ao largo dessas ofertas.

O segmento residencial ainda é pouco explorado, por vários motivos. Um deles é o apego ao número da linha telefônica, ainda encarada por muitos como um patrimônio. Outro é a baixa adesão da internet em banda larga. Para executivos do setor, também falta conhecimento sobre a tecnologia - e quem a conhece acredita que ela se limita aos softwares que fazem chamadas de computador para computador.

"O mercado corporativo já está preparado, entende o que é voz sobre IP. O residencial ainda não sabe bem o que significa. Mas isso vai começar a mudar", diz Rabih Hanna, sócio e diretor da Nexus, dona do serviço Vonex, lançado em janeiro.

Libanês, Hanna e mais três sócios escolheram investir no Brasil justamente por se tratar de um mercado ainda em expansão. Dos cerca de 5 mil clientes do Vonex, 90% são empresariais, diz ele. (TM)