Título: Dräger planeja investir até 10 mi euros no Brasil
Autor: Manechini, Guilherme
Fonte: Valor Econômico, 11/06/2007, Empresas, p. B6

A Dräger Medical, fabricante alemã de equipamentos hospitalares, pretende fortalecer sua presença no Brasil e na América Latina por meio da instalação de uma fábrica no país. A companhia enxerga, além da promessa do governo federal de lançar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para a saúde, a possibilidade de manter, com a nova unidade, a evolução de 25% ao ano no faturamento, registrada desde 2002.

Em jogo estão investimentos que podem variar de 5 euros a 10 milhões de euros, e o Brasil, teoricamente, é o favorito para sediar a nova unidade. No entanto, entraves fiscais levam o grupo alemão a cogitar instala-la na Argentina.

"O grande problema aqui são os marcos regulatórios. Guerra fiscal e excesso de tributos assustam a matriz", diz o presidente da Dräger no Brasil, Ermano Marchetti Moraes. Os pontos favoráveis ao Brasil são o tamanho do mercado local, o PAC da saúde e o desempenho da subsidiária nos últimos anos.

"A idéia é abastecer o setor público latino americano que é, tradicionalmente, focado em preços", diz, ao explicar que o foco será no segmento de produtos menos sofisticados, mas que geram grande volume. Segundo ele, a pretensão da companhia é de começar as atividades no final de 2008. "Tomaremos a decisão do local no início do segundo semestre e a previsão de entrega é de 12 a 18 meses."

A América Latina representou 8% do faturamento de 1,2 bilhão de euros do grupo apurados no ano passado. "O nosso objetivo é atingir 10% no curto prazo." De acordo com Moraes, os estudos tributários e de contratação de funcionários estão em fases avançadas e o mesmo ocorre na Argentina. O executivo citou que uma das possibilidades analisadas é de levar a fábrica para a Zona Franca de Manaus (AM). "De lá é possível acessar o mercado da América Central e do Sul".

Atualmente, a Dräger conta com fábricas na Alemanha, Estados Unidos, Holanda e China. Respiradores, monitores, aparelhos de anestesia, sistemas de arquitetura são alguns dos principais produtos da empresa, que faz parte do grupo Drägerwerk. Com exceção da unidade chinesa, que abastece somente o mercado local, as demais fábricas suprem os mais de 50 países onde a companhia possui subsidiárias de vendas e serviços e 190 onde há representação.

Em 2002, a Dräger firmou uma joint venture com a Siemens na qual assumiu a parte de monitores hospitalares em troca de 35% de seu capital. Hoje, a participação da Siemens foi reduzida para 25%, conforme informações de Moraes. A parceria foi uma forma de se fortalecer perante os concorrentes General Eletric, Philips e Tyco.

Na terça-feira da semana passada a Philips anunciou a compra da VMI Sistemas Médicos, indústria mineira de raio-X, visando ganhar mercado na AL.

A Dräger foca também no lançamento de um sistema integrado de gerenciamento de informações de pacientes, que será apresentado amanhã na Feira Hospitalar.